sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cuité (PB): Luta pela construção da Barragem Retiro mobiliza sociedade civil organizada


Uma assembléia geral extraordinária reuniu na quarta-feira (30/5), no grupo escolar do assentamento Retiro, em Cuité (PB), presidentes de associações (Francinaldo Queiroz e Ambrósio Fialho) e do sindicato rural (Everaldo da Costa); secretário municipal (Bado Venâncio); representantes da CPT (monsenhor Luiz Pescarmona); Diocese de Guarabira (dom Lucena); INCRA-PB (Marcos Eloy); Governo Municipal (prefeita Euda Fabiana); mandato do deputado federal Luiz Couto (jornalista Antônio Balbino); e aproximadamente trezentos trabalhadores, vindos também de Batentes II e comunidades adjacentes. O objetivo foi discutir a construção da Barragem Retiro na bacia hidrográfica do rio Jacu.
Projetada desde 2002, o sonho de execução da obra vem gerando uma expectativa positiva nos assentados e na população, inclusive, de municípios vizinhos que sofrem com a falta d’água, a exemplo de Nova Floresta. A avaliação é que construção da barragem dará grande ajuda para o desenvolvimento sustentável da região, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas.
Um fato que chamou atenção foi à presença do ex-proprietário da área, Geraldo Simões, na reunião. Narrou alguns fatos, colocou-se a disposição para ajudar no que for preciso e revelou ter saído aliviado porque finalmente descobriu quem incentivou a desapropriação da fazenda.
“Os adversários de Bado Venâncio, prefeito na época, diziam que ele era o responsável, mas hoje, passado todos esses anos, descobri que foi o padre Luiz Pescarmona”, disse sereno e sem demonstrar nenhum rancor, arrancando risos da platéia.

Encaminhamento

Como resultado da assembléia, um documento será enviado à Delegacia Federal do MDA no Estado da Paraíba e ao Ministério da Integração Nacional.
Confira na íntegra:
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS DO
PROJETO DE ASSENTAMENTO RETIRO
MUNICÍPIO – CUITÉ – PARAÍBA
CNPJ. Nº 04.807.353/0001-58
OFÍCIO nº 09/2012
Cuité, 30 de maio de 2012
AO: Ministério da Integração Nacional / Delegacia Federal do MDA no Estado da Paraíba
Departamento Nacional de Obras Contra Seca
ASSUNTO: Construção da Barragem Retiro – Município de Cuité-PB
Nós, representantes das Associações dos Trabalhadores Rurais dos Projetos de Assentamentos Retiro e Batentes II, do município de Cuité – PB, com o apoio da Diocese de Guarabira/PB, através da Comissão Pastoral da Terra – CPT, do Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/PB, do Governo do Estado da Paraíba, da Prefeitura Municipal de Cuité/PB, do Deputado Estadual Antônio Ribeiro/PB, do Deputado Federal Luis Couto/PB e demais comunidades adjacentes, vem, confiantemente, solicitar deste Ministério a Construção da Barragem Retiro, cujo projeto já se encontra no INCRA da Paraíba desde outubro de 2002, porém, até a presente data, não tomamos conhecimento sobre providência para a realização da mesma. Esta situação tem causado grandes preocupações aos habitantes deste município, principalmente às famílias de trabalhadores rurais que, nos últimos anos, têm enfrentado muitas dificuldades por escassez de água.
A construção da Barragem Retiro na bacia hidrográfica do rio Jacu será de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que dará suporte ao abastecimento da cidade de Cuité/PB, com 19.950 habitantes e aos Projetos de Assentamentos Retiro com capacidade para 250 famílias (6.070,4ha) e Batentes II com capacidade para 38 famílias (926,42ha), beneficiando cerca de mais de 20 mil habitantes.
É importante que as autoridades competentes entendam que o processo de estiagem se agravou nos últimos 30 anos, causando sérios problemas para os habitantes do Curimataú Ocidental, principalmente nos municípios de Cuité e Nova Floresta, cidades abastecidas pelo Boqueirão do Cais, o qual não atende mais ao aumento populacional e ao desenvolvimento sócio e econômico que vem aumentando a cada ano. Lembramos que estas duas localidades foram inclusos entre os municípios que tiveram a situação de emergência decretada e homologada pelo Governo Federal por causa da seca.
Passado todos esses anos o reservatório continua o mesmo. Embora ocorram as chuvas a estiagem nesta região é uma constante todos os anos.
Dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba-AESA de 26 de abril de 2012 mostram que o Açude Boqueirão do Cais, em Cuité, encontra-se apenas com 33,9% correspondente a 4.197. 505 m3 de água. Enquanto a capacidade máxima do açude é
de 12.367.300 m3 de água. O mesmo foi inaugurado no ano de 1985 e a última vez que sangrou foi em Janeiro de 2004.
Na certeza que o Ministério atenderá nossa reivindicação, aguardamos resposta positiva ao pleito encaminhado.
Atenciosamente,
_______________________________________________________
Francinaldo Queiroz de Lima
Presidente da Associação dos Trab. Rurais do P. A. Retiro
_______________________________________________________
Ambrósio dos Santos Fialho
Presidente da Associação dos Trab. Rurais do P. A. Batentes II
_______________________________________________________
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano – Guarabira – Paraíba
_______________________________________________________
Mons. Luigi Alberto Pescarmona
Coord. da Comissão Pastoral da Terra /CPT – Guarabira – Paraíba
_______________________________________________________
Marcos Fard Eloy Dunda – Divisão Projetos de Assentamentos
Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/PB
_______________________________________________________
João Azevedo Lins Filho
Secretaria Extraordinária do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e
Minerais – Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos
_______________________________________________________
Euda Fabiana de Farias Palmeira Venâncio - Prefeita
Prefeitura Municipal de Cuité – Paraíba
_______________________________________________________
Antônio Ribeiro (Frei Anastácio)
Deputado Estadual/Paraíba
_______________________________________________________
Luis Couto
Deputado Federal/Paraíba

Blog rafaelrag/Focando a notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário