AULAS REMOTAS DO PROFESSOR RAFAEL-UFCG

 INSTRUMENTAÇÕES I E II, INTRODUÇÃO À FÍSICA E MECÂNICA QUÂNTICA I.

O blog ciências e educação, editado pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), transmitirá as aulas remotas de Física da UFCG, no período extraordinário, 2020.3,  da disciplina de introdução à Física, da mecânica clássica à informação quântica no nível do ensino médio.

 Início: 11-9-20, às 8h. Uma oportunidade para os estudantes da rede pública assistirem aulas teóricas e práticas com materiais de baixo custo.  As aulas remotas da UFCG acontecerão até a primeira semana do mês de dezembro de 2020.

Horário de Introdução à Física: segunda-feira, das 10h às 12h e na sexta-feira, das 8h às 10h.

O professor Rafael  está ministrando também aulas remotas da disciplina de Mecânica Quântica I, nos dias  terça-feira e quinta-feira, das 20:10h às 22h. 

Mecânica Quântica I. UFCG- Professor Rafael Rodrigues.


Primeira aula de Mecânica Quântica I

A Mecânica quântica na descrição de Schrödinger é uma teoria ondulatória para as partículas, cuja linguagem incide sobre espaço vetorial. Por isso, sugerimos a você revisar a teoria clássica da onda, álgebra linear e o cálculo diferencial. Não se preocupe com as equações diferenciais de segunda ordem nas coordenadas de  posição, resultante da aplicação da equação de Schrödinger porque iremos explicar durante as aulas vindouras. 

- Aspectos Históricos da Virada do Século XIX para o século XX: as leis de Newton foram substituídas por outras teorias quando aplicada no mundo invisíveis. Devido a comunidade científica ser muito pequena, não foi fácil aceitar que a teoria clássica da Física não conseguia explicar os novos fenômenos no mundo dos átomos, elétrons, prótons, surgidos na vidada do século XIX para o século XX. 
- Equação de Schrödinger: postulado número 1 da Mecânica Quântica(MQ)
- Relação de incerteza de Wener Heisenberg(1927): em MQ não é possível medir simultaneamente as coordenadas de posição e velocidade do elétron ou de outas partículas invisíveis a olho nu.
- Interpretação Probabilística de Born(1927): proposta ortodoxo da MQ em resposta a pergunta  ao se fazer uma medida de onde está a partícula? A  solução da equação de  Schrödinger (1926) representa a amplitude de probabilidade de encontrar a partícula, o seu módulo quadrado é a densidade de probabilidade. Sabemos que em estatística de uma variável aleatória continua,  a integral da densidade de probabilidade é a probabilidade. Portanto, em MQ, ao se fazer uma mediada,  a probabilidade  de encontrar a partícula em torno de um ponto é dada pela integral do módulo quadrado da solução da equação de  Schrödinger.  

Existe outras interpretações da MQ, mas esta do grupo de pesquisadores de Copenhague continua sendo a mais adotada nos livros-textos de MQ porque ela continua fornecendo resultados compatíveis com as experiências. Graça a mecânica quântica temos um avanço da tecnologia com aplicações em diversas áreas, como em  medicina, metrologia quântica,  computação,   informação via satélites,  entre outras. A MQ  possibilitou a explicação do funcionamento do laser, ressonância magnética, as lâmpadas de LED, smartphones,  entre outras tecnologias do mundo contemporâneo.

O pai da Física moderna, Albert Einstein, apesar de ter ganho o prêmio Nobel da Física em 1921, devido ao seu modelo quântico da luz, proposto em 1905, como sendo composta de partícula(fóton de massa nula e spin, s=1) para explicar o efeito fotoelétrico,  não aceitou essa interpretação probabilística da MQ.

Bohr conseguiu apoio do governo dinamarquês para construir o primeiro instituto de pesquisa de Física quântica, inaugurado em 1922, recebendo nesse ano  o prêmio Nobel da Física.

  Devido a interpretação probabilística da MQ, Einstein, apesar de ser muito amigo e admirador de Bohr,  passou a ser um opositor ao grupo de pesquisadores de Copenhague, na Dinamarca, que frequentava o instituto de pesquisa construído por Bohr, tendo participado de diversos debates durante as palestras apresentadas pelos cientistas convidados por Bohr. 

Resolvendo a  equação de  Schrödinger obtemos os níveis de energia do modelo determinístico proposto por Bohr em 1913 para o átomo de hidrogênio, baseado na quantização do momento angular e a diferença da energia entre dois níveis de energia do elétron, sendo igual a constante de Planck multiplicado pela frequência, quando ele passava de um nível para o outro. Quando absorve energia o elétron passará para um nível superior. Quando ele decai para um nível inferior emite um fóton e por isso a gente diz que o átomo emite uma radiação na emissão espontânea.

Portanto, iniciando com o caso unidimensional, a integral da densidade de probabilidade sob os limites de -∞ a +∞ é a certeza de encontrar a partícula, resultando na unidade. Esta é a condição de normalização. 
- Função de Onda: considerando o caso  unidimensional, 𝝍(x,t) é a solução da equação de  Schrödinger fisicamente aceitável de quadrado integrável.  A Função de Onda é univoca e contínua, ou seja, ela assume somente um valor para cada valor da coordenada de posição. Ela admite a existência da derivada de primeira ordem. A outra condição de admissibilidade da Função de Onda é que ela se anule quando x tender a -∞ ou +∞. Aquela solução que não satisfizer a essas condições é uma solução matemática da equação de  Schrödinger, mas não é fisicamente aceitável. Neste caso, dizemos que o autovalor de energia associado a esta solução não existe.
- Método de separação de variável: escrevemos a função de onda como o produto de uma função dependente do tempo multiplicada pela  função dependente da coordenada de posição.



Condições de admissibilidade da Função de Onda.  Método de separação de variável e o Método de fatoração em mecânica quântica.

 Revisão de equação diferencial ordinária(EDO) homogênea de segunda ordem e coeficientes constantes, aplicação para a partícula em uma Caixa e a barreira de potencial.


Método analítico de resolver a equação de Schrödinger independente do tempo. Método de fatoração em mecânica quântica generalizado de Sukumar.


Aula 06: Primeira Lista de exercícios 


Aula 08 de Mecânica quântica I, nesta sexta-feira, 25 de setembro. Veja também a segunda lista de exercícios.  http://rafaelrag.blogspot.com/2020/09/mecanica-quantica-i-aula-08-professor.html

Aula 09 de Mecânica quântica I, nesta terça-feira, 28 de setembro. 

 Aula 10 desta disciplina de Mecânica quântica I, investigamos as  autofunções dos operadores de posição na representação x e do momento linear e suas propriedades

Aula 11 de Mecânica quântica I, demonstraremos a propriedade de fechamento para autofunções do operado momento linear, vermos a condição de periodicidade dentro da caixa.

Aula 12 de Mecânica quântica I, Expansão de Fourier e Estimava da energia do estado fundamental do  oscilador harmônico. 

Aula 13 de Mecânica quântica I
Princípio de Incerteza de Heisenberg, a partir de uma relação de incerteza generalizada em  mecânica quântica

Aula 14 de Mecânica quântica I
- Identidade de Parseval.
- Potencial atrativo de Delta de Dirac(E<0)
- As Relações de Comutação do operador Momento Angular em mecânica quântica
https://rafaelrag.blogspot.com/2020/10/aula-14-de-mecanica-quantica-i-rae-ufcg.html#more

Aula 15 de Mecânica quântica I
Construiremos um pacote de onda de incerteza mínima e investigarmos a função de onda no espaço de momento.
https://rafaelrag.blogspot.com/2020/10/snct-2020-aula-15-da-disciplina-de.html

Aula 16 de Mecânica quântica I
Pacote de ondas de incerteza mínima na posição e no momento linear.

http://rafaelrag.blogspot.com/2020/11/aulas-16-de-mecanica-quantica-i.html

Aula 18 de Mecânica quântica I: Estados coerentes

https://rafaelrag.blogspot.com/2020/12/aulas-18-live-de-mecanica-quantica-i.html

Aula 19 de Mecânica quântica I:Equação de Schrödinger em 3 dimensões

https://rafaelrag.blogspot.com/2020/12/aula-19-live-de-mecanica-quantica-i.html


SUSY MQ

SUSY em MQ para Potenciais unidimensionais-2020

https://rafaelrag.blogspot.com/2020/10/supersimetria-em-mecanica-quantica-para.html

Novos potenciais isoespectrais via a supersimetria em mecânica quântica, ministrado pelo professor Rafael em uma escola de inverno do CBPF.  http://cbpfindex.cbpf.br/publication_pdfs/mo00204.2011_01_19_11_23_13.pdf

SUSY MQ na I semana de Física do CFP-2017

https://rafaelrag.blogspot.com/2017/06/comunicacao-oral-sobre-susy-em-mq-na-i.html

Veja a explicação dessa monografia, na semana de Física do CFP, em Cajazeiras,

https://rafaelrag.blogspot.com/2019/11/professor-rafael-ministra-mini-curso.html

Mini-curso de SUSY em MQ, ministrado pelo professor Rafael Rodrigues, na UESB, em 2018. https://rafaelrag.blogspot.com/2018/07/professor-da-ufcg-ministra-minicurso.html

Resumo de um trabalho sobre SUSY, na SBPC-2005

http://www.sbpcnet.org.br/livro/57ra/programas/senior/RESUMOS/resumo_3602.html

Introdução à Física. UFCG- Professor Rafael Rodrigues.

 Vamos iniciar agora a primeira aula remota desta disciplina. Dentro da programação do RAE-UFCG, período letivo 2020.3, a 1a. aula remota de introdução à Física acontece nesta sexta-feira, 11 de setembro, das 14:30h às 17h, tendo como conteúdo programático a cinemática escalar em mecânica clássica, no nível do ensino médio. No final desta aula o professor Rafael apresenta sua primeira proposta de experiência com material de baixo custo: verificação experimental do Movimento retilíneo uniforme variado(MRUV). Ele utiliza uma esfera rolando em um trilho de cortina com uma pequena inclinação para realizar o movimento na reta com aceleração constante.

Link de Introdução à Física da Aula 01

A aula desta segunda-feira, 14 de setembro, das 10h às 12h foi sobre cinemática vetorial. Link de Introdução à Física. Aula 02

Introdução à Física. Aula 03

Primeira conceito de velocidade média e instantânea e a primeira  Lista de Exercício

http://rafaelrag.blogspot.com/2020/09/introducao-fisica-velocidade-media-e.html

 Introdução à Física. Aula 04. Velocidade instantânea. Participação da agente de saúde Elza de Caiana dos Crioulos.

Introdução à Física. Aula 05. Experiência II sobre lançamento horizontal e a Lista de Exercício II.

Introdução à Física. Aula 06. Experiência III sobre a segunda lei de Newton e a Lista de Exercício III.

Introdução à Física. Aula  07. Aplicações das leis de Newton.  http://rafaelrag.blogspot.com/2020/10/a-aula-07-de-introducao-fisica-nesta.html
As próximas aulas de introdução à Física serão na segunda-feira, 13-10 das 10h às 12h e 17-10 das 8h às 10h

Introdução à Física. Aula  08. Dia 15-10-20
Resoluções de exercícios sobre cinemática e as leis de Newton

Introdução à Física. Aula  09.
Itens do Relatório Individual  sobre a Verificação Experimental do Princípio fundamental da dinâmica.
Cada um deve anotar os dados em uma tabela. Fazer o relatório contendo as seguintes etapas: Capa. Escrever os objetivos, medir o tempo, distância e  determinar a aceleração experimental, usando materiais de baixo custo utilizado. Fazer a descrição experimental. Apresentar os resultados contendo gráficos e os cálculos. Por último fazer uma conclusão, analisando os resultados obtidos.


Introdução à Física. Aula  10.
Hoje, segunda- feira, 26 de outubro, às 19h, teremos aula de introdução à Física, no nível do ensino médio,  sobre trabalho mecânico e energia mecânica. RAE-UFCG, período 2020.3, ministrada pelo professor Rafael.
Será visto também os princípios de conservação da energia e do momento linear.

Introdução à Física. Aula  11
Questões do ENEM e o Oscilador Massa-Mola

Introdução à Física. Aula  12
Período e energia do oscilador Massa-mola

EDO do oscilador Massa-mola


Introdução à Física. Aula  13 Oscilações e Ondas.

Introdução à Física. Aula  14. Exercícios sobre Oscilações e Ondas.

Introdução à Física. Aula  15. Ondas Estacionárias e Pressão Hidrostática. Lista de exercícios VII.  

Introdução à Física. Aula  16. Hidrostática e Escoamento de Líquido.

Introdução à Física. Aula  17. Termologia. Temperatura. Equação de estado do gás ideal.

Dilatação Térmica,

Introdução à Física. Aula  18.  Física Térmica. Calor e Trabalho Termodinâmico.

Introdução à Física. Aula  19.  Física Térmica. Entropia e Segunda Lei da Termodinâmica

Introdução à Física. Aula  20. Introdução à eletricidade. Quantização da carga elétrica, eletrização e lei de Coulomb(Lei de força elétrica para um para de partículas com cargas elétricas.)

 Introdução à Física. Aula  21. Campo elétrico. Lei de Ohm, associação de resistores e Campo Magnético.


 Introdução à Física. Aula  22.
Lei de Faraday. Nesta aula, baseada em uma atividade da disciplina de instrumentação III do curso de Licenciatura em Física de Cuité, veremos a construção de kits de circuitos com associações em série e paralelo, eletroímã, motor elétrico e a  explicação da Lei de Faraday no nível universitário e no nível do ensino médio. Leia mais
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2017/04/teoria-e-pratica-da-lei-de-farabay-da.html


UFCG-2020.1
INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA II: ELETROMAGNETISMO

Nota 1-Projteos, Listas de exercícios e resumos dos vídeos. Eletrostática: carga elétrica, lei de Coulomb, campo elétrico, potencial e capacitor. 

Nota 2-Magnetóstica: , força magnética, campo magnético de um fio condutor e a Lei de Ampère, corrente elétrica e resistência. Lei de Ohm. Planejamento e montagem de kits de eletricidade: a eletrólise. Associação de Resistores. Planejamento e montagem de kits de Resistência elétrica: o chuveiro elétrico e o ferro elétrico.

Nota 3.  Planejamento e montagem de kits para medir a corrente elétrica induzida: Lei de Faraday. Motor Elétrico. Transformação de energia elétrica em energia mecânica.  Demonstrações de experiências simples sobre interferência e difração das ondas eletromagnéticas. Vários aspectos históricos do formalismo matemático das ondas eletromagnéticas: equações de Maxwell. Aspectos histórico da teoria da Luz: dualidade, onda ou partícula.

Foi visto.

Lei de Coulomb, fornece o módulo da força elétrica, para um par de partículas carregadas
Campo Elétrico de uma partícula. A Lei de Coulomb, fornece o módulo do campo elétrico

Na live da aula remota 04 da disciplina de instrumentação e ciência da Natureza e suas Tecnologias II, no nível da educação básica, cujo conteúdo programático começa sobre eletricidade, diferença de potencial e no final introduzimos o conceito de capacitor.

Respondendo a  pergunta do que a matéria é composta? Durante a  aula da disciplina de Instrumentação e Ciências da Natureza e suas Tecnologias II do Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité, período 2020.1, cuja aula foi ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, no dia 9-3-21

Na live 04 da disciplina de instrumentação e ciência da Natureza e suas Tecnologias II, separadas em Potencial elétrico e capacitores. Lista de exercício 02.

Live 05. Lei de Gauss, que possibilita calcular o campo elétrico de uma distribuição continua de carga elétrica: chapa carregada, volume carregado e uma linha de carrega elétrica.

Atividades da Disciplina de Instrumentação II-UFCG-2020.1-Campo Magnético, Corrente Elétrica, Tensão(ddp), Resistência elétrica, Lei de Ohm e associação de resistores. 
  Definição de corrente elétrica. A corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas carregadas atravessando uma certa área transversal... Veja o vídeo. Logo após o vídeo você encontra o link de um projeto da atividade de eletricidade com canudos de refrigerante. 

 Consumo da energia elétrica

Em geral, o vilão de consumo de energia elétrica é o chuveiro elétrico, que tem uma potência de 3,kwh(quilowatts-hora).

Vimos que a ddp=V= trabalho eletrostático(𝝉) dividido pela carga elétrica q, ou seja,
 V=𝝉/q.
.  A unidade de trabalho e energia  no SI: J(Joule), carga elétrica C(Coulomb) e o tempo é s(segundo). Neste vídeo, o professor Rafael explica como calcular a corrente elétrica I, sabendo a potência e a tensão elétrica V(ddp). Potência(Pot)= trabalho (𝝉) dividido pelo tempo t=𝝉/t=Vq/t=VI, ou seja, a potência em termos da corrente elétrica torna-se:

Pot=VI. 

A unidade de corrente elétrica no SI: A(ampère). A energia de consumo En=trabalho eletrostático(𝝉) vezes o tempo de consumo(t), ou seja,
En=Pot x t.

Uma unidade de energia bastante usada é a seguinte Quilowatt-hora: kWh. Significa a energia consumida por um aparelho elétrico durante um certo tempo de funcionamento.
Ex: 2kWh=2x1000Wh=2000Wh. Veja os vídeos com o professor Rafael e o estudante Damião do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité.                              


Veja as sugestões para resolver a lista 7, no final desta postagem.              1- (Enem/2013) Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6 A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5 cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 × 10–2 N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição de equilíbrio a uma velocidade média de 5 m/s e atingirá a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta. Veja as outras questões. 


Curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité.
 Período 2020.1

Componente Básico Obrigatório INSTRUMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS II (PE6) Carga Horária/ Créditos: 60 horas/ 04 créditos. 
Pré Requisito: Instrumentação em Ciências da Natureza e suas Tecnologias I (PE4) 

Ementa: Planejamento e elaboração de recursos instrumentais para o ensino de ciências da natureza e suas tecnologias. Estratégias para desenvolvimento de habilidades e competências em: Equipamentos Eletromagnéticos e Telecomunicações. Imagem e Informação / Matéria e Radiação. Objetivo: Possibilitar a criação de um espaço de discussão de técnicas pedagógicas e utilização de material didático-experimental no ensino médio para a discussão de conceitos fundamentais em Ciências da Natureza e suas tecnologias. 

1.       AVALIAÇÃO:

Serão colocadas 3 notas no diário de classe: N_i=(6R_i+4L_i)/10, onde R_i=Média dos Relatórios e resumos dos vídeos apresentados pelo professor, L_i será a média das notas dos trabalhos (mini-projetos) e Listas de exercícios associados; i=1, 2, 3. As notas dos relatórios é aumentada em 2 pontos se tiver kits de eletromagnetismo. Será aprovado o aluno que obter média final (MF) maior ou igual a cinco, ou seja, MF=(6MA + 4PF)/10, onde PF é a nota da prova Final e MA é a média aritmética das notas N_1, N_2.e N_3. Será aprovado por média se MA for maior ou igual a 7,0.

Os critérios de avaliação referentes especificamente à construção e apresentação dos experimentos em forma de relatórios tendo uma capa, título, materiais utilizados, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, orçamento, cronograma, referências bibliográficas. tendo descrição experimental e quando possível a sua aplicabilidade no dia a dia do estudante-educando,  do curso de licenciatura em Física. 


Bibliografia Básica: ALVARENGA, B.; MÁXIMO, A. Curso de Física. São Paulo: Editora Scipione, 2005. v. 2. BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998. Bibliografia Complementar: REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA. São Paulo: SBF, 2001-. Trimestral. Disponível em: REVISTA FÍSICA NA ESCOLA. São Paulo: SBF, 2000 -. Semestral. Disponível em: YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; FORD, A. L. Sears e Zemansky. Física III: Eletromagnetismo. 12. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2009. GASPAR, A. Experiências de Ciências para o ensino fundamental. São Paulo: editor Ática, 2005. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990. ASSIS, A. K. T. Os fundamentos experimentais e históricos da eletricidade. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011. VALADARES, E. C. Física mais que divertida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.



 INSTRUMENTAÇÃO I-UFCG-2020.2

Aula 01- Inst I. 22-6-21.
O estudante da disciplina deve fazer um resumo manuscrito.
Iniciaremos definindo as grandezas cinemáticas coordenada de posição,  velocidade média e aceleração. 


Aula 02- Inst I. 24-6-21 
Foi visto no primeiro vídeo desta disciplina de instrumentação I o projeto para determinar a aceleração de uma esfera rolando em trilho de cortina, usando o artifício do coeficiente angular da reta. Na aula de hoje, explicaremos melhor.  

Aula 03- Inst I. 29-6-21 
Lista 2. Segunda Lista de exercício proposto da disciplina de Instrumentação I: Velocidade Média e Velocidade Instantânea. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/06/ufcg-20202-instrumentacao-e-ciencia-da_29.html

Aula 04- Inst I. 1-7-21. 
Faremos uma introdução a Trigonometria, definindo as funções trigonométricas cosseno, seno, tangente, cotangente, cossecante e secante.
Será demonstrado também a equação de Torricelli, discípulo de Galileu. Este morreu em 1642 e deixou a sua teoria da cinemática escrita, servindo para o cientista inglês Isaac Newton formular as equações da dinâmica.  Na próxima aula iremos planejar um kit experimental da cinemática vetorial.

Aula 05- Inst I.   06-7-21 
Tópicos: velocidade média, vetores e velocidade Instantânea. Teoria e Exercícios.

Segue uma  orientação de como elaborar um projeto de pesquisa,

Aula 06- Inst I.  08-7-21.
 Projeto II da disciplina de Instrumentação I: Lançamento Horizontal de um Projétil.
A gente de saúde Elza do quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande na live de Física sobre Lançamento de projétil na Horizontal, do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues. Será discutido também o conceito de velocidade instantânea.  


Aula 07- Inst I.  13-7-21
Questão 123 do ENEM 2020: Trajetória de um objeto no lançamento horizontal.
Nesta terça-feira, 13, teremos a aula 07 de Instrumentação I gravada ao vivo , direto do -Instituto de Informação Quântica da UFCG-IQUANTA, dando destaque as aplicações da cinemática vetorial. O professor Rafael explicando como calcular o coeficiente angular da reta, no gráfico y versus x ao quadrado, no   projeto II sobre o  Lançamento horizontal da disciplina de Instrumentação I, usando o referencial com orientação positiva  para baixo. 
Leia mais. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-instrumentacao-e-ciencia-da_13.html

Aula 08- Inst I.  15-7-21
Como revisão de Cinemática será Resolvida a Questão 66 do ENEM 2012  
Nesta aula 08 de Instrumentação e Ciência da Natureza e suas Tecnologia I (Instrumentação I), ministrada pelo professor Rafael Rodrigues da UFCG campus Cuité, serão resolvidas algumas questões de cinemática vetorial e dinâmica, nesta quinta-feira, 15, das 10h às 12h, no nível do ensino médio. No final dessa aula, será introduzido o conceito de trabalho em Física. Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-instrumentacao-e-ciencia-da_15.html

Aula 09- Inst I.  20-7-21
Nesta aula 09,  da disciplina de Instrumentação e Ciência da Natureza e suas Tecnologia I (Instrumentação I), da UFCG-2020.2, ministrada elo professor Rafael Rodrigues, é medido a aceleração experimental de um carrinho em movimento retilíneo, através do coeficiente angular da reta, e determinar  a aceleração teórica através das leis de Newton. Iremos resolver também alguns exercícios considerando a força de Atrito.
Erro experimental ou discrepância experimental Relativa(DR).
DR=|C-E|/C
Com, C=Certo sendo a media mais precisa e E=Errado é a medida de pouca precisão.
Se DR=0,06, então em termos de percentagem, DR=6%.   Leia mais. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-aula-09-instrumentacao-e.html

Aula 10- Inst I.  22-7-21
Hoje, 22 de julho, na aula 10 de Instrumentação I,  ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, da UFCG, campus Cuité, dentro da programação da UFCG, no período atrasado 2020.2, estará disponível no portal de notícia rafaelrag, blog ciências e educação. Os  estudantes matriculados devem fazer o experimento, ou fazer as medidas do tempo, para o experimento realizado pelo professor Rafael neste vídeo, podendo utilizar outros materiais alternativos.  A bolsista quilombola Maria Vitória do curso de Engenharia de Bitotecnogia e Bioprocessos da UFCG, campus Sumé,  participou nessa aula, fazendo a media do tempo.
Itens do Relatório Individual  sobre o kit experimental caseiro, para fazer a verificação experimental do princípio fundamental da dinâmica. Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-aula-10-instrumentacao-i.html

Aula 11- Inst I.  27-7-21
Hoje, 27 de julho, termos a Aula 11 da disciplina de Instrumentação I do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, período 2020.2, tendo alguns exercícios resolvidos e propostos sobre as Leis de Newton. Esta aula é baseada na Live 08, da disciplina de introdução à Física, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, da UFCG, campus Cuité, dentro da programação do Regime Acadêmico extraordinário (RAE), transmitida pelo blog rafaelrag, ciências e educação. Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-aula-11-instrumentacao-i.html

Aula 12- Inst I.  29-7-21
Nesta quinta-feira, 29 de Julho, teremos a Aula 12 da disciplina de Instrumentação I, no nível do ensino médio, sobre trabalho mecânico (W) e energia mecânica. O conteúdo equivale ao da disciplina de  Introdução à Física, criada pelo professor Rafael Rodrigues, no regime acadêmico extraordinário-RAE-UFCG, período 2020.3.
Diferente do conceito de no cotidiano, o trabalho em Física é devido a uma força aplicada. Considere uma força constante atuando sobre um corpo de massa M, deslocando de uma distância d, formando um ângulo 𝝰(letra grega alpha),  neste caso o trabalho mecânico (W) torna-se: 
W=Fd cos(𝝰). Leia mais. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/aula-13-instrumentacao-i-principio-de.html

Aula 13- Inst I.  03-08-21
Lista de Exercícios Número 4. Aplicações das leis de Newton

Aula 14- Inst I.  05-08-21
Questões do ENEM 2015, sendo a de número 59 sobre  o oscilador massa-mola.

Estamos iniciando a aula 14 de Instrumentação I-UFCG-2020.2. Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta quinta-feira, 5 de agosto. Veremos algumas aplicações do princípio da conservação da energia mecânica: energia cinética, energia e potencial gravitacional, E_pg=mgh, com h sendo a altura do corpo com a massa m e g a aceleração da gravidade, visto anteriormente. Note que E_pg varia somente com a altura h. 
Na aula de hoje, introduziremos o conceito de energia potencial elástica para um sistema massa-mola, em que a força varia com a posição. Veja o vídeo. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/08/aula-14-instrumentacao-i-ufcg-20202.html

Aula 15- Inst I.  10-08-21
 Nesta  terça-feira, 10 de agosto, às 10h, dando continuidade as aulas remotas de Física do professor Rafael,  teremos a aula 15 da disciplina de instrumentação I sobre oscilações, tendo o projeto V e a lista V de exercícios. 

Aula 16- Instrumentação I- 12-08-21
Questões do ENEM 2015 e 2016. Aplicações do oscilador massa-mola e introdução ao conceito e classificação de Onda, ministrada pelo professor Rafael, nesta quinta-feira, 12-8-21.

Vamos propor dois experimentos para medir a aceleração da gravidade próxima da superfície da Terra. Um será o experimento VI, usando o pêndulo simples, executando pequenas oscilações. O outro será usando escoamento de líquido. Este será visto no experimento VIII.

Passando pelo CES-UFCG- 16-08-21
O professor Rafael Rodrigues da UFCG campus Cuité, hoje, visitou, na manhã desta segunda-feira, 16 de agosto, o campus sede dessa importante instituição de ensino, pesquisa e extensão. Ele registrou...

Aula 17- Instrumentação I- 17-08-21
 Hoje, 17 de agosto será  a aula 17 da disciplina de instrumentação I,   investigando a Onda de matéria: hipótese do Francês  Luis De Broglie(1924), ministrada pelo professor Rafael Rodrigues da UFCG, campus Cuité, contemplando outras questões do ENEM. Leia mais.

Aula 18- Instrumentação I- 19- 08-21
Até o momento, na disciplina de Instrumentação I-UFCG-2020.2,ministrada pelo Professor Rafael foram propostos 7 experimentos:

1) Verificação experimental do MRUV.
2) Lançamento de Projétil.
3) Verificação experimental do Princípio Fundamental da Dinâmica.
4) Medida do coeficiente de atrito estático
5) Período do Oscilador massa-mola, para pequenas oscilações.
6) Medida da aceleração da gravidade, usando um pêndulo simples.
7) Verificação experimental da frequência de um diapasão, proposto nesta quinta-feira, 19 de agosto.

Segue também a lista 6 com exercícios sobre ondas.

A altura do som está relacionada com a frequência, ou seja, se frequência for grande significa som alto. O volume está associado a amplitude da onda. A Intensidade da onda sonora grande significa som forte, amplitude grande e volume alto. Quando o som é fraco, a amplitude é pequena e o volume fica baixo. Veja os dois vídeos. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/08/aula-18-instrumentacao-i-ufcg-20202.html

Inst I-Lista de exercícios Numero 6,  disponível no domingo, dia 22-8-21.  
Que onda é essa?
INSTRUMENTAÇÃO I-UAFM-ES-UFCG-LISTA 6 Professor Dr. Rafael de Lima Rodrigues. 

Aula 19- Instrumentação I- 24-08-21
A Aula 19 da disciplina de Instrumentação I. Onda e o Efeito Doppler. 
UFCG-2020.2, ministrada hoje 24-8-21, corresponde a disciplina Introdução à Física, aula 14 do RAE-UFCG, ministrada pelo professor Rafael. Dando continuidade ao estudo das ondas  será visto alguns exercícios com destaques para o efeito Doppler(1842), ondas  senoidais  e  triangular e  a explicação do experimento da medida da  frequência do diapasão em ondas estacionárias. Leia mais. 

Aula 20-Inst I.  26-08-21
Nesta  Aula 20 da disciplina de Instrumentação I do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité,  veremos um vídeo com os detalhes para realizar o experimento da frequência própria de um diapasão. 

Aula 21-Inst I.  31-08-21
Aceleração da gravidade, usando o escoamento de um fluido incompressível
Aula 21 da disciplina de Instrumentação I. ministrada pelo Professor Rafael(RAE-UFCG), aconteceu  direto do Quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, na aula 16 da disciplina de Introdução à Física do RAE-UFCG, no dia 26-11-2020.
  
Nesta aula, analisaremos o princípio de  Arquimedes, de 287 antes de Cisto(aC), deduziremos a equação fundamental da hidrostática, ilustraremos alguns aplicações do conceito de pressão e investigaremos o escoamento de líquido. Consideraremos um fluido incompressível(densidade constante ou massa específica constante) e sem viscosidade(sem atrito).  Leia mais. 

Aula 22-Inst I. 2-9-21
Hoje, 2 de setembro, será a Aula 22 da disciplina de Instrumentação I,  iniciaremos o estudo da Temperatura e a velocidade média das moléculas de um gás.  corresponde a a live-17 de introdução à Física sobre Temperatura, escalas termométrica de Celsius, Farenheit e Kelvin. 
Será visto que a  equação de estado dos gases ideais, é uma expressão para a energia cinética média das moléculas de um gás, que pode ser escrita em termos de sua temperatura, o que está de acordo com a definição da temperatura. A energia cinética depende somente da temperatura e vice-versa. Na parte final desta  veremos a dilatação térmica linear, às 14h. 
CNTP
Vimos que nas condições Normais de temperatura (T_k=273K) e pressão(P=1atm) (CNTP) o volume de um gás ideal é de V=22,41 litros.  Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/09/aula-22-instrumentacao-i-temperatura-e.html


Aula 23-Inst I. 9-9-21
Hoje, 9 de setembro, teremos a aula 23 da disciplina de de instrumentação I, UFCG-2020.2, será a Live18 de introdução à Física, transmitida pelo blog rafaelrag. 
Esta live  foi transmitida direto da serra de Paquivira via satélite. A qualidade do sinal de transmissão não é boa. Esse é um dos das aulas remotas.
Vamos estudar essa semana Calorimetria, Trabalho termodinâmico e as leis da termodinâmica. Iniciaremos a aula de hoje fazendo uma revisão da aula anterior.
Calor é energia em trânsito, partindo de um corpo com temperatura maior para outro corpo com temperatura menor. Quanto atingir o equilíbrio térmico o calor cessa. A unidade de calor mais usada é a caloria(cal), que está relacionada com joule(J) por 1cal=4,18J. Segue também  algumas questões do ENEM. Leia mais.  https://rafaelrag.blogspot.com/2021/09/aula-23-de-instrumentacao-i-ministrada.html



 INSTRUMENTAÇÃO II-UFCG-2020.2
Curso de Licenciatura em Física do  Campus Cuité

INSTRUMENTAÇÃO II-UFCG-2020.2

Curso de Licenciatura em Física do  Campus Cuité
Até o momento, 23-9-21,  vimos 25 aulas.

 Circuitos com Resistores de resistência R, ddp=U e corrente i.

U=RI 
(Quem ver ri)
A resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento do fio e inversamente proporcional a área da seção transversal A, ou seja,


R=ᑭL/A,


sendo L o comprimento, A a área e ᑭ a constante de proporcionalidade denominada de resistividade.

Em um circuito com Resistência R, a potência dissipada pelo efeito Joule torna-se:


P=U²/R,    
com a diferença de potencial(ddp) ou tensão elétrica U.             
 
Veja os links de 25 aulas de Instrumentação II

Aula 01-Inst II. 24-6-21
O estudante da disciplina deve fazer um resumo manuscrito.
Iniciaremos definindo carga elétrica, eletrização dos corpos e o eletroscópio de duas folhas. Este aparelho que pode ser construído com material de baixo custo, serve para verificar se um corpo está carregado de eletricidade. Veremos nessa aula a lei de Coulomb, campo elétrico de uma partícula com carga elétrica e  o fenômeno de indução eletrostática, usando um canudo de refrigerante. Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/06/ufcg-20202-instrumentacao-e-ciencia-da_33.html

Aula 02-Inst II. 25-6-21
Primeiro Projeto I:  Processo de Eletrização e os materiais condutores de eletricidade com materiais alternativos. Pêndulo Eletrostático e o eletroscópio de duas folhas, aspectos históricos de sua utilização e como fazer.
No vídeo a seguir apresento alguns exercícios resolvidos sobre o campo elétrico e a lei de Coulomb, para um par de partículas com cargas elétricas. Refazer os cálculos do campo elétrico resultante. 

Aula 03-Inst II. 1-7-21 
Copiar o resumo da aula no caderno. Lista 1 de exercícios. Entregar as respostas na próxima quinta-feira. 
Professor da UFCG está  ministrando aulas remotas do Período 2020.2e de Instrumentação I(mecânica e Física Térmica) e  Instrumentação oII(Eletricidade e Magnetismo) no Nível do Ensino Médio

O conteúdo programático é ministrado tendo a Teoria e Prática fazendo parte de um todo, usando materiais alternativos de baixo custo. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/professor-da-ufcg-esta-ministrando.html
 Segue uma  orientação de como elaborar um projeto de pesquisa,

Aula 04-Inst II. 2-7-21
Diferença de potencial (Tensão) e Capacitores
Diferença de potencial(Ddp) é definido como o trabalho eletrostático realizado entre os pontos A e B divido pela valor da carga da partícula que se move.
Ddp=V_A-V_B=W_AB/q
Se o campo elétrico eletrostático for uniforme, a força elétrica também será, F=qE, digamos que a partícula com carga q se desloque uma distância d, obtemos:
W_AB=Fd,
Portando, 
V_A-V_B=W_AB/q=Eqd/q=Ed, ou seja, 
V_A-V_B=Ed.
O que significa ligar um ferro elétrico na tomada, em uma residência na Paraíba, tendo uma tensão de 220V?

Aula 05-Inst II.  8-7-21
Átomo vem do Grego e significa indivisível. Isso era o que Dalton dizia, em 1803.
Mas, Thompson mostrou que o modelo de Dalton estava errado. O átomo é divisível em partículas menores. A ciência é assim, uma verdade hoje pode não ser amanhã.
A palavra átomo em Grego significa indivisível.  Leia mais. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-respondendo-pergunta-do-que.html

Aula 06-Inst II. 9-7-21
Os estudantes da disciplina de Instrumentação II, UFCG-Cuité, período letivo 2020.2, estão preparando material didático e Kits sobre eletricidade construído por eles com a ajuda do professor Rafael Rodrigues.
Nesta postagem apresentaremos  a Lísta II de exercícios sobre potencial elétrico e capacitores, digitalizada usando os comandos do processador Latex.  Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-instrumentacao-e-ciencia-da_9.html

  Aula 07-Inst II. 15-7-21
Hoje, das 20h às 22h terá a aula 07 de Instrumentação II sobre  lei de Gauss, que não é visto no ensino médio. 
A lei de Gauss possibilita calcular o campo elétrico de uma distribuição continua de carga elétrica: chapa carregada, volume carregado e uma linha de carrega elétrica. 
Portanto, deixamos   a seguinte  questão:  como introduzir a lei de Gauss no ensino médio? Leia mais. 

Aula 08-Inst II. 16-7-21
Lista 3 sobre a lei de Gauss.
Segue o vídeo aula 08 da disciplina de  Instrumentação e ciência da Natureza e suas Tecnologias II, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta sexta-feira, 16. .No final desta postagem foi colocado o link da  live  anterior sobre a lie de Gauss. 
Na avalição dessa disciplina, o estudante deve fazer um resumo de cada aula, fazer experimentos com materiais de baixo custo e resolver listas de exercícios, no nível de ensino médio.
Lei de Gauss para condutores e não-condutores. Veja como foi a live sobre a lei de Gauss, no IQUANTA da UFCG, campus sede.                            https://rafaelrag.blogspot.com/2021/07/ufcg-20202-veja-live-sobre-lei-de-gauss.html

Aula 09-Inst II. 22-7-21
 Agora 😃 vamos estudar a
relação entre a tensão elétrica V, corrente elétrica i e a residência elétrica R. Quem ver ri. V=Ri.
O professor Rafael fez demonstrações de eletricidade com o professor Jabes e  estudantes da escola estadual do ensino médio integral Orlando Venâncio de Cuité-PB. Definição de corrente elétrica...

Aula 10-Inst II. 23-7-21
No final dessa postagem tem a versão Latex da Lista IV.
INSTRUMENTAÇÃO II - LISTA IV - CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
UAE-CES-UFCG 
Professor Rafael de Lima Rodrigues.                                   PERÍODO 2020.2. 
Aluno(a): Data: 23-07-2021.
 CORRENTE E RESISTÊNCIA ELÉTRICA  
Parte A vale 3 pontos. 
Fazer um esquema da montagem do circuito, para verificarmos a lei de Ohm, utilizando um voltímetro acoplado em paralelo, para medir a ddp, em diferentes pontos, obtendo diferentes valores da tensão. Leia mais. 

Aula 11-Inst II. 29-7-21
No final deste vídeo da disciplina de  Instrumentação e ciência da Natureza e suas Tecnologias II, o professor Rafael Rodrigues fala também de seu mini-curso sob título Equação de Estabilidade  em Teoria de Campos Bidimensionais.  Inscrições grátis, a partir da segunda quinzena de agosto, com direito a certificado. Ele explica também as 3 propostas de construção de kits de eletrostática. 
Projeto I: Eletricidade com canudos de refrigerantes. Aqui você poderá construir um pendulo eletrostático com canudo, bola de isopor e papel de alumínio. Poderá construir uma chapa condutora e usar uma seta para mostrar que o campo elétrico é perpendicular a placa carrega.
Projeto II: construir um eletroscópio de duas folhas com materiais de baixo custo.
Projeto III: capacitor.
Neste projeto, cada estudante da disciplina de instrumentação II fará o seu capacitor usando materiais de baixo custo.
Duas propostas para fazer o seu capacitor:
1)  Usar um copo pequeno de plástico e bombril.
2) Duas tiras de papel ofício  e duas tiras de alumínio com mesmas espessuras 20cm por 6cm e dois pedaços de fios rígidos. Depois de colocar a primeira folha de alumínio coloca-se um pedaço de fio. Em seguida a outra tira de papel. Ao colocar a segunda tira de alumínio sobre  a segunda tira de papel coloca-se o outro pedaço de fio. Os fios ficam um em cada lado. Finalmente enrole tudo junto formando um capacitor cilíndrico, tendo uma capacitância de pouco nanofarad(nF). Leia mais. 

Aula 12-Inst II. 30-7-21. Os estudantes da disciplina de Instrumentação II sobre eletromagnetismo devem descrever o que foi feito nos vídeos abaixo.
Como calcular o consumo de Energia Elétrica? A energia de consumo dos aparelhos domésticos são calculadas multiplicando a potência do aparelho vezes o tempo de uso. Em geral, o vilão de consumo de energia elétrica é o chuveiro elétrico, que tem uma potência de 3,kwh(quilowatts-hora).
Vimos que a ddp=V= trabalho eletrostático(𝝉) dividido pela carga elétrica q, ou seja,
V=𝝉/q.
. A unidade de trabalho e energia no SI: J(Joule), carga elétrica C(Coulomb) e o tempo é s(segundo). Neste vídeo, o professor Rafael explica como calcular a corrente elétrica I, sabendo a potência e a tensão elétrica V(ddp). Potência(Pot)= trabalho (𝝉) dividido pelo tempo
Pot=𝝉/t=Vq/t=VI, ou seja, a potência em termos da corrente elétrica torna-se:
Pot=VI.
A unidade de corrente elétrica no SI: A(ampère). A energia de consumo En=trabalho eletrostático(𝝉) vezes o tempo de consumo(t). Leia mais.  


Aula 13, UFCG-2020.2, 5-8-21, eletrostática e transformação de energia eletromagnética em energia térmica,  no nível da educação básica. Será usado a lei dos cossenos, para determinar o módulo do campo elétrico resultante de um sistema de duas partículas com cargas elétricas. Leia mais. https://rafaelrag.blogspot.com/2021/08/aula-13-instrumentacao-ii-professor.html


Aula 14,  6-8-21, disciplina Instrumentação II, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, UFCG, campus Cuité, período 2020.2, serão discutidos algumas questões do ENEM sobre Campo magnético. Vimos na aula 09, que uma partícula com carga elétrica q,  velocidade v, penetrando em um campo magnético, F_m de intensidade B, sofre uma força lateral, cujo módulo é dado por F_m=qvBsen(©), com © sendo  o ângulo formado entre os vetores  velocidade e campo magnético. Veja algumas questões do ENEM.

Aula 15, 12-8-21. Instrumentação II, ministrada pelo professor Rafael-UFCG-campus Cuité, período atrasado  2020.2, tendo a demonstração da transformação de energia eletromagnética em energia mecânica e algumas questões de Magnetismo, nesta quinta-feira, 12 de agosto. Continuação da lista de exercícios V. Leia mais. 

Aula 16, 13 de agosto de 2021, da disciplina de INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA II: ELETROMAGNETISMO é sobre a Lei de Faraday e o motor elétrico. Lei de Indução do Eletromgnetismo: Variando o fluxo magnético se produz uma corrente elétrica induzida(um campo elétrico). 
A teoria e prática é a meta principal das disciplinas de Instrumentação do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité. Utilizando materiais de baixo custo os estudantes da disciplina de Instrumentação sobre eletromagnetismo montam os kits sob a orientação do professor Rafael Rodrigues. Nesta aula, vemos a construção de kits de circuitos com associações em série e paralelo, eletroimã, motor elétrico. Leia mais.


Aula 17, dia 19 de agosto de 2021 disciplina de Instrumentação II-UFCG-2020.2, tendo algumas questões do ENEM sobre Campo Magnético e a Lei de Ampère, ministrada pelo professor Rafael.
Faremos um resumo sobe a lei de Biot-Savart para o campo magnético devido a um fio com corrente $i$ e a lei de Faraday. Veja a seguir também a lista V completa de exercícios, contendo 10 questões,  usando os comandos do processador de texto Latex, sendo algumas questões do ENEM. A versão em PDF já foi enviado para o grupo  do whatsapp da turma dessa disciplina, nesta quinta-feira, 19 de agosto.
Exemplo, uma fração no Latex, é dada por $\frac{x^2-4}{x-2}=x+2.$ Os comandos matemáticos dentro do texto vem entre $...$. Se for para aparecer centralizado usa-se a equação entre dois símbolos $$. Os acentos vem acompanhados da barra invertida.

A Lei de Ampère circuital de Ampère  fornece  o  campo magnético circular  devido a um fio condutor com corrente $i$ estacionária,  na forma integral é dada por
Usando o comando do Latex, 
$$
\int \vec B\cdot d\vec \ell=imu_0 i
$$

O  lado esquerdo pode ser escrito também por 

Aqui $S=\ell$.

No ensino médio, tona-se:

$$
\sum \vec B\cdot \vec \Delta\ell=\mu_0 i
$$
Quando o campo magnético for uniforme,
$$
\sum B \Delta\ell cos(\Theta)=\mu_0 i
$$
Com $\Theta$ sendo o ângulo entre o deslocamento $\Delta\ell$ e o campo magnético $\vec B.$
                                                                                                                           Segue a lista   V, tendo algumas questões do ENEM.                                                  http://rafaelrag.blogspot.com/2021/08/aula-18-instrumentacao-ii-ufcg-20202.html


Aula 18, nesta sexta-feira, 19-9-21,  da disciplina de Instrumentação II-UFCG-2020.2, os estudantes devem fazer um relatório da primeira mostra de Física Lúdica do CFP-UCG, coordenada pela professora de Didática Raimunda, que leciona há 40 anos em Cajazeiras, dentro da programação da III Semana de Física do CFP da UFCG, campus Cajazeiras. Segue três vídeos do blog ciências e educação.
O professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité)  participou com as universitárias quilombolas de Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, Ednalva Nascimento, Simone Santino e Daiane Lima. O quilombola Onildo Alves do curso de Licenciatura em Física de Cuité, participou também. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/08/aula-18-instrumentacao-ii-ufcg-20202-i.html

Aula 19-Inst II. 26-08-21 Veja as sugestões para resolver a lista 6, no final desta postagem.    INSTRUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA UAFM-CES-UFCG.... Professor Rafael Rodrigues do curso de Licenciatura em Física de Cuité.

Aula 20-Inst II. 27-08-21 
Na Aula 20 da disciplina de Instrumentação II, da  UFCG-2020.2, nesta sexta-feira, 27 de agosto, os estudantes devem fazer a descrição experimental do Kit do Eletromagnetismo para a educação básica, apresentado por Francisco Huandson,  bolsista do projeto de extensão sob  a orientação do Professor Rafael Rodrigues..
As inscrições na OBF  2021 se encerrarão no dia 31 de gosto.  https://rafaelrag.blogspot.com/2021/08/aula-20-instrumentacao-ii-kit-do.html


Aula 21-Inst II. 2-09-21
Na Aula 21 da disciplina de Instrumentação II, da  UFCG-2020.2, nesta quinta-feira, 2 de setembro, os estudantes devem fazer a descrição experimental dos Kits de Eletricidade e magnetismo  para a educação básica, apresentado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, sob  a orientação do Professor Rafael Rodrigues.
Os estudantes da antiga disciplina de Instrumentação III, UFCG-Cuité, período letivo 2016.2, fazendo demonstrações eletromagnetismo com Kits construídos por eles com a ajuda do professor Rafael Rodrigues. No laboratório didático da UFCG os estudantes utilizam kits mais sofisticados adquiridos pela coordenação do curso de Física do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus Cuité, em parceria com o MEC. No laboratório, os estudantes ao realizar as experiências tem a ajuda de um técnico e do professor da disciplina. Leia mais. 


Aula 22-Inst II. 3-09-21
Nesta Aula 22 da disciplina de Instrumentação II, da UFCG-2020.2, nesta sexta-feira, 3 de setembro, será visto aplicações da Eletricidade e magnetismo para a educação básica. Lista de exercícios VII.
O físico e químico britânico Michael Faraday(nasceu em Newington, 22-9-1791, faleceu em Hampton Court, 25-8-1867) pai da eletricidade, motor elétrico e gerador elétrico,  idealizou as linhas de forças dos campos elétrico e magnético, para superar sua dificuldade com a matemática. Em 29 de agosto e 1831, ele publicou a lei de indução eletromagnética. Leia mais. http://rafaelrag.blogspot.com/2021/09/aula-22-instrumentacao-ii-aplicacoes-da.html


Na Aula 23 da disciplina de Instrumentação II, da UFCG-2020.2, nesta quinta-feira, 9 de setembro, os estudantes devem fazer a descrição experimental dos Kits de Eletricidade e magnetismo para a educação básica, apresentado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Física, sob a orientação do Professor Rafael Rodrigues. Segue também uma questão do ENEM 2018 sobre bateria de Lítio, com o link no final desta postagem.
Veja o vídeo.

Aula 24-Inst II. 10-09-21
Instrumentação II, resolveremos algumas Questões do ENEM sobre ondas eletromagnéticas. UFCG-2020.2-Professor Rafael, nesta sexta-feira, 10 de setembro. Veja os dois vídeos. 

Aula 25-Inst II. 23-09-21

Um comentário: