quarta-feira, 13 de junho de 2012

Casais dizem sim no Dia dos Namorados em festa junina

Casamento coletivo acontece há 15 anos no São João de Campina Grande.
Cem casais participaram da cerimônia realizada no Parque do Povo.

Rafael Melo Do G1 PB

Cerimônia tradicional no 'Maior São João do Mundo' reuniu 100 casais na Pirâmide do Parque do Povo (Foto: Rafael Melo/G1)Cerimônia tradicional no 'Maior São João do Mundo' reuniu cem casais na Pirâmide do Parque do Povo (Foto: Rafael Melo/G1)
O grande momento que toda mulher espera na vida é de fato o casamento e se ele acontecer no Dia dos Namorados então a realização está completa. E o que dizer desse casamento ser durante a maior festa que acontece na cidade. Pois é o que 100 casais vivenciaram nesta terça-feira (12), em Campina Grande, no tradicional casamento coletivo que acontece há 15 anos no meio da festa de São João.
 A cerimônia aconteceu na Pirâmide Jackson do Pandeiro, onde costumam se apresentar grandes atrações musicais neste período do ano, e foi um juiz de direito que tomou conta do microfone e oficializou a união formal dos 200 noivos. “É uma prova de que o casamento e as nossas famílias ainda são uma instituição importante na sociedade e que os valores do bem podem ser retomados”, disse o juiz Kéops Vasconcelos.
A tradicional frase 'subir ao altar' não pode aqui ser empregada porque os noivos não tiveram este momento. Como são muitas pessoas, elas recebem a bênção dos seus lugares mesmo e o juiz homologa a união. “Como é muita gente, vou pedir somente para levantar a mão, senão passava o Santo Antônio, o São João e o São Pedro e a gente não terminava essa cerimônia”, brincou o juiz, aproveitando o período dos santos juninos e o ensejo da festa.
Aliás, o casamento coletivo acontece exatamente no Dia dos Namorados e no dia de Santo Antônio, que é considerado o santo casamenteiro. A cerimônia diferente já faz parte da programação da festa junina de Campina Grande há 15 anos e a cada ano atrai um maior público. Djanira Melo, de 76 anos, é viúva e esteve no casamento coletivo pela primeira vez. Ela se espremeu na grade para ver tudo da cerimônia. “É lindo demais. Emociona vê-los tão felizes com o casamento. Lembrei do tempo de antigamente em que o matrimônio era uma dádiva”, disse emocionada.
Erivani de Almeida e Marilani de Figueiredo, ambos com mais de 50 anos, resolveram selar a união na noite desta quarta-feira (12) no Parque do Povo (Foto: Rafael Melo/G1)Erivani de Almeida e Marilani de Figueiredo, ambos
com mais de 50 anos, resolveram selar a união
no Parque do Povo (Foto: Rafael Melo/G1)
E mais contente do que ela, estavam os noivos. Erivani de Almeida tem 55 anos e decidiu se casar agora justamente no Parque do Povo. “Estou muito feliz. Isso tudo aqui no Parque do Povo é lindo”, gritava o entusiasmado noivo na caminhada pelas ruas do parque até chegar à Pirâmide. Não menos animado, ele continuou bradando a felicidade no local da cerimônia. A esposa dele, Marilani de Figueiredo de 54 anos, também era só alegria.

Os casais foram enfileirados e saíram em um cortejo pelas ruas do parque ao som de um trio de forró e puxados pelo típico casal Macambira e Queridina. Eles formam personagens que passam o São João inteiro interagindo com os visitantes da festa. Mas na vida real eles estão completando bodas de prata no casamento e aproveitaram para comemorar. Outro personagem que descontraiu os noivos e tirou a tensão antes da hora de dizer o sim, foi o Olímpio do Rosário, um simpático senhor que ainda estava à procura de uma dama para casar.
Depois da confirmação dos noivos, o clima junino deu espaço à tradição e todos dançaram uma valsa no piso da Pirâmide (Foto: Rafael Melo/G1)Depois da confirmação dos noivos, todos dançaram
uma valsa no piso da Pirâmide
(Foto: Rafael Melo/G1)
No clima de descontração, todos chegaram à Pirâmide e a cerimônia foi iniciada pontualmente às 20h. Passava das 21h quando os noivos e noivas escutaram a tão famosa pergunta para confirmar o desejo pelo matrimônio. E como em um coro a resposta foi coletiva e prolongada. Todos disseram sim e os flashes das câmeras não deram conta de flagrar tantos beijos e trocas de alianças.

Foi neste momento que Rose Michelle da Silva ficou mais emocionada. Ela se casou com Paulo Leni Tenório e os dois já vivem juntos há quatro anos. Rose é pernambucana e veio para Campina Grande justamente no São João. Os dois se conheceram no Parque do Povo e o casamento não podia ser em outro lugar.
Depois da confirmação dos noivos, o clima junino deu espaço à tradição e todos dançaram uma valsa no piso da Pirâmide, conhecido por sediar o forró pé-de-serra. “Ninguém faz um casamento como este, tão pomposo. Nem os grandes reinos tinham uma multidão dessa de convidados”, disse o vice-prefeito da cidade, José Luiz Júnior. A Pirâmide ganhou uma decoração especial para cerimônia.
Os noivos foram presenteados com o bolo decorado, com os vestidos e ternos,  usados durante a cerimônia coletiva (Foto: Rafael Melo/G1)Os noivos foram presenteados com o bolo
decorado,com os vestidos e ternos, usados
durante a cerimônia coletiva (Foto: Rafael Melo/G1)
Os noivos receberam também o bolo, o salão de beleza, o vestido e o terno. Esse foi um dos motivos para Suênia escolher o casamento coletivo. “Sempre tive vontade de oficializar a nossa relação, mas as condições financeiras não deixavam”, disse. A reportagem do G1 acompanhou os preparativos dela e do noivo Moisés um dia antes e eles estavam empolgados para o casamento. Ele é gaúcho e o filho do casal assistiu à cerimônia de bombacha, algo diferente no Parque do Povo. Conheça a história deles aqui.

Nesta quarta-feira (13) os casais pegarão a certidão de casamento nos cartórios. Isso se eles conseguirem acordar depois de um casamento com milhares de espectadores, dezenas de câmeras e uma lua de mel regada a forró e o fogo da fogueira de Santo Antônio. Para encerrar a noite com chave de ouro, a programação das atrações do palco principal do parque foram voltadas para a música romântica. Não há como negar que a festa de casamento deles não podia ser maior.
Encerrando a noite com chave de ouro, a programação das atrações do palco principal do parque foram voltadas para a música romântica (Foto: Rafael Melo/G1)Encerrando a noite com chave de ouro, a programação das atrações do palco principal do parque foram voltadas para a música romântica (Foto: Rafael Melo/G1)
 
BLOG RAFAELRAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário