quinta-feira, 14 de junho de 2012

Previna-se contra alergias respiratórias no inverno

Tosse, olhos lacrimejando constantemente, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas e secreção nasal podem ser sintomas de alergias (rinite, asma e/ou bronquite), que se intensificam nas baixas temperaturas, consequência dos dias mais secos e maior índice de poluição.
O otorrinolaringologista do Hospital Bandeirantes, Arthur Castilho, explica que a piora das alergias é mais frequente nesta época do ano primeiro porque o próprio clima deixa um número maior de partículas em suspensão no ar, aumentando a reatividade no trato respiratório. Segundo, porque a aglomeração das pessoas no frio facilita a transmissão de resfriados e gripes, infecções que pioram o problema.
Para amenizar os sintomas, as pessoas podem tomar algumas medidas em casa como passar pano umedecido no chão todos os dias, trocar a roupa de cama duas vezes por semana e manter animais domésticos fora do quarto. Além disso, aconselha Castilho, deve-se limpar debaixo da cama e em cima dos armários, guardar bichos de pelúcia, optar por cortinas que não retenham pó e manter a casa bem arejada, principalmente os quartos.
Cuidado com os remédios
Segundo Castilho, os descongestionantes nasais, conhecidos também como vasoconstritores tópicos, são vendidos sem receita e as pessoas abusam do seu uso. Mas o especialista alerta que raramente o medicamento é receitado e, quando há indicação, o uso tem que ser por curto período e com acompanhamento.
“Estes medicamentos podem ter efeitos adversos severos se usados de forma irregular, pois tendem a induzir um quadro de rinite medicamentosa e agravar outras afecções do organismo”, conclui.
-
da Redação do Portal “O que eu tenho?”

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário