domingo, 27 de janeiro de 2013

Ricardo empossa 5.180 aprovados em concursos


O governador Ricardo Coutinho empossou, na  última quinta-feira (24 de janeiro de 2012) 2 mil professores e 3.180 técnicos administrativos recentemente classificados em concursos realizados pelo Governo do Estado. A solenidade ocorreu na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. As nomeações estão publicadas na edição desta quinta do Diário Oficial do Estado. É a 1º vez na história da Paraíba que um número expressivo de concursados ingressam no serviço público de uma só vez.
Ricardo Coutinho e o vice-governador, Rômulo Gouveia, entregaram os primeiros atos de posse a Caio Rodrigues e Humberto Felipe da Silva, aprovados entre as primeiras colocações nos concursos de técnico administrativo e para professor.
O governador lembrou o dia que tomou posse ressaltando que a data de hoje representa uma nova página na história do Estado. “Estou aqui no mesmo local onde tomei posse em 1º  de janeiro de 2011 para cumprir um compromisso escrito em meu discurso de buscar modernizar e democratizar o acesso ao serviço público por meio de concurso. Para isso, é preciso criar uma carreira e só se faz isso realizando concursos onde as pessoas ingressam no Estado pelos méritos e qualificações”, disse, acrescentando que são poucos os estados do pais que convocaram tantos concursados.
Ricardo pediu empenho dos novos servidores para colocar a Paraíba adiante e para melhorar a qualidade do ensino médio oferecido aos filhos do povo. “Uma educação de qualidade. Esse é o nosso grande desafio oferecer um ensino melhor para que o estudante tenha as mesmas chances dos que estudam na iniciativa privada. É uma caminhada difícil, mas que estamos avançando com a reforma das escolas, distribuição de tablets para alunos e professores, pagamento de quase R$ 20 milhões em 13º e 14º salários dos professores e abertura das escolas técnicas”, completou.
A secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, informou que o ingresso dos novos servidores representará um impacto de mais de R$ 4 milhões por mês na folha do Estado. “Estamos atendendo a uma orientação do Ministério Público e uma prioridade do governo do Estado de ingresso de servidores por meio de concursos públicos”, completou.
Tamires Cristina, que falou em nome dos concursados, destacou que o dia de hoje representa um marco na Paraíba, pois pela primeira vez, 5180 pessoas ingressam, por mérito, no serviço público. “Esta é uma conquista pessoal de cada um. Desejo que todos tenham o comprometimento necessário para exercer sua função no sentido de melhorar os serviços para ajudar este governo a desenvolver a nossa Paraíba”, concluiu Tamires que está ingressando no Estado na função de técnica administrativa.
Para a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, a chegada dos professores vai refletir no processo de ensino e aprendizagem. “Esses professores vão atuar no ensino médio possibilitando uma melhor qualificação para que os estudantes chequem mais preparados no vestibular e ao mercado de trabalho”, avaliou Márcia.
Após a solenidade os classificados nos concursos receberam a portaria de nomeação, em seguida passaram por triagem para verificar a documentação. Depois receberam a posse definitiva. As equipes – formadas por servidores das Secretarias de Educação, Administração e Casa Civil – prosseguem no atendimento aos novos servidores e permanecerão com o esquema até o dia 31 deste mês.
Equipes do Samu, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão dando apoio no local para segurança e atendimento às pessoas.
Passo a passo – No local, o candidato receberá o Ato Governamental de Nomeação, distribuído pela Casa Civil; em seguida, passará por uma análise que vai verificar se o candidato porta todos os documentos exigidos no edital. Depois deste processo, ele será encaminhado para a formalização da posse e, por fim, receberá da Secretaria da Educação, a Designação de Exercício. Todo processo acontece no Espaço Cultural de forma planejada, ordenada pela entrega de senhas e sinalizada com faixas e cartazes.
Entre os documentos exigidos para a posse está o Atestado Físico, emitido pela Perícia Médica, em João Pessoa, ou pelas gerências em Campina Grande, Patos e Guarabira. Para o exame admissional, o candidato precisa apresentar os documentos pessoais (cópia e originais) e o Atestado de Sanidade Mental, concedido pelo Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, localizado em João Pessoa, no Caps ou qualquer instituição ou consultório médico, desde que emitido por um psiquiatra. Na rede pública, é necessária a apresentação do Cartão do SUS.
Locais para realização da perícia médica:
João Pessoa: Av. Rio Grande do Sul, s/n, Bairro dos Estados, no prédio da PBPrev, em frente ao Hospital General Edson Ramalho. Telefones: 3211.6055 / 3211-6057
Campina Grande: Rua Agenor Vasconcelos, s/n, Bairro do Catolé, no prédio da PBPrev. Telefone: 3310.7195
- Patos: R. Pedro Firmino, 265, Centro, no prédio da PBPrev. Telefone: 3421.2355
- Guarabira: Av. Pedro II, 197, Centro. Telefone: 3271-4245
SECOM PB
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário