terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PÓS-GRADUAÇÃO DO CBPF COMEMOROU 50 ANOS PRESTANDO HOMENAGENS A PERSONALIDADES QUE ATUARAM EM PROL DO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA




Mesa
Implementada em 1962, a Pós-graduação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do MCTI, foi a primeira do país na área de física. O Professor Rafael Rodrigues (UFCG-Cuité) fez o seu estágio de pós-doutorado neste instituto de pesquisas Físicas, de 2011 a 2002 e retornou por um estágio de 2 meses com bolsa de cinco mil reais por mês, em abril e maio de 2008.
O CBPF  comemorou seu jubileu de 50 anos em  27 de novembro de 2012, na própria sede. Registramos agora no blog porque não percebemos naquele dia, mas o CBPF deve ser lembrado todos os dias, pelas suas inúmeras contribuições a ciência brasileira.
A mesa de abertura cerimônia, presidida pelo coordenador da Pós-graduação, Ivan Oliveira, e pelo diretor do CBPF, Fernando Lázaro Freire Jr., contou com as presenças do Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antonio Rodrigues Elias, do Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo Costa Leite, que representou o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, além do Diretor de Avaliação da CAPES, Lívio Amaral, e do Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Guilherme Azevedo Melo.
O diretor do CBPF, Fernando Lázaro, deu início à cerimônia, registrando o pioneirismo do Programa e fez uma breve homenagem a Walter Baltensperger, orientador da primeira tese defendida na instituição, na área da física da matéria condensada, em 1965. Lázaro ressaltou ainda a contribuição do Programa de Pós-graduação do CBPF para a formação de lideranças na área da física, bem como a distribuição de quadros em todas as regiões do país e em outros países, especialmente na América Latina.
50 anos de Pós-Graduação no CBPF

Homenagens

Durante a cerimônia, foram ainda prestadas homenagens que relembraram um episódio especialmente crítico enfrentado pela instituição, em 2001, quando o Programa de pós-graduação esteve seriamente ameaçado. Naquela ocasião, lembrou Ivan de Oliveira, o que impediu a descontinuidade do Programa foi uma mobilização comandada pela Associação Nacional dos Pesquisadores dos Institutos, a ANPESQ, a Sociedade Brasileira de Física, SBF, e outras sociedades e membros importantes da comunidade científica, que procuraram apoio na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal. "Uma manifestação pública, convocada por Sergio Cabral Filho, na época presidente da ALERJ, com o apoio dos deputados Jorge Bittar e Carlos Minc foi crucial para reverter o processo".

Homenageados, Jorge Bittar e Carlos Minc, reafirmaram seu compromisso com o CBPF e com as ações em prol do fortalecimento das instituições de pesquisa. Bittar, que anunciou seu retorno à Câmara Federal e às atividades da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, ressaltou que estará empenhado em levar as propostas e defender os interesses da comunidade científica.
Logo após a entrega das placas de homenagem, o Secretário Executivo do MCTI, Luiz Antônio Rodrigues Elias, falou sobre a importância da pesquisa - e do desenvolvimento da pesquisa por meio de programas de formação de excelência, como o do CBPF - para o fortalecimento do sistema da inovação. Luiz Elias encerrou a cerimônia, firmando o compromisso de apoiar, no âmbito do Ministério, a criação de um campus avançado para expansão das atividades do CBPF.
50 anos de Pós-Graduação no CBPF
Confira aqui o pronunciamento do Secretário Executivo do MCTI, Luiz Antonio Rodrigues Elias
Postagem divulgada em

Blog rafaelrag com a assessoria de imprensa do CBPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário