O prefeito Bôda de Alagoa Grande está participando desde ontem, 28, do encontro em Brasília, que se encerrará nesta quarta-feira, 30.
Pelo menos 60 gestores paraibanos estão participando do encontro nacional dos novos prefeitos com a presidente Dilma Rousseff (PT). A previsão é do presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Rubens ‘Buba’ Germano (PSDB). O evento será iniciado hoje e segue até a próxima quarta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
“Nós esperamos que, no mínimo, 60 prefeitos da Paraíba estejam presentes nesse encontro. Como o evento não é organizado pela Famup, nós só teremos o número exato após o credenciamento”, reforçou Buba Germano.
Ele explicou que os gestores foram convidados pela presidente para ouvir o que o Governo Federal tem a oferecer para os municípios, através de programas e parcerias. De acordo com Buba, durante o evento os prefeitos não irão apresentar nenhum tipo de reivindicação. “Nós estaremos lá como ouvintes. Fomos convidados para ouvir o que a presidente tem para apresentar aos prefeitos do Brasil”, ressaltou.
Buba Germano destacou que irá representar a Paraíba durante a apresentação de uma palestra sobre a municipalização e os objetivos do milênio - um conjunto de metas organizadas pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. “Eu acho essa participação num encontro como este muito importante para o Estado, pois nós apresentaremos para os prefeitos de do Brasil as experiências que tivemos com ações que envolvem uma política mundial de desenvolvimento”, disse Buba Germano.
Objetivos
A reunião da presidente Dilma Rousseff com os novos prefeitos tem o objetivo de apresentar para os gestores os programas federais executados em parceria com as prefeituras. O Governo Federal também visa fortalecer as parcerias com as administrações municipais para que seja possível cumprir algumas metas estabelecidas na área de educação. Uma delas é a construção de seis mil creches e pré-escolas até 2014.
Além disso, também conta na pauta do encontro discussão sobre a instalação de novas quadras esportivas e a destinação de royalties do petróleo para a educação. Especula-se que a presidente tenha convocado, pelo menos, dez ministros para participar do encontro para auxiliá-la no anúncio de algumas medidas voltadas para os municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário