Aconteceu ontem, sexta-feira (24) mais uma edição do Festival Regional de Gastronomia da cidade Alagoa Grande. O evento fez parte das atividades da Rota Cultural Caminhos do Frio e apresentou aos turistas e moradores da cidade 21 pratos especialmente preparados para este roteiro gastronômico. Restaurantes, lanchonetes, padarias e docerias oferecerão iguarias que levaram em suas receitas banana, cachaça, mel de engenho e rapadura.
Na cidade, 21 equipamentos gastronômicos fizeram parte deste festival. Até o final do Caminhos do Frio, os visitantes podem saborear, entre outras delícias, risole recheado com banana e cachaça, pastel de massa salgada com cachaça e molho agridoce de mel de engenho, e queijo provolone recheado com rapadura e banana.
O chefe de cozinha e consultor do Sebrae Paraíba, Josimar Aurélio, disse que a proposta dos festivais vai além da criação de receitas com ingredientes locais e busca resgatar a autoestima e a história cultural das cidades e dos seus moradores. “Trabalhamos com elementos que fazem parte da cultura de vários municípios e que muitos desconhecem ou associam a algo de pouco valor ou sem utilidade. A cachaça, a rapadura, o mel de engenho e a banana são ingredientes que podem ser muito bem trabalhados em receitas”, ressaltou o consultor.
O cardápio do Festival Regional de Gastronomia Alagoa Grande contou com 12 pratos salgados e nove doces, entre eles, o Filé de frango com o Tem Zé (medalhão de filé com bacon, flambado na cachaça, mel de engenho e purê de banana), Torta chiclete com banana (banana, mel de engenho, parmesão, ricota, leite, ovos e massa de biscoito), Tortilha Sina de Cigana (massa de tortilha com cachaça, recheada de queijo, presunto, tomate e banana caramelada) e Buchada Falso Toureiro (picado de bode marinado na cachaça, banana caramelada no mel de engenho dentro do bucho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário