sábado, 12 de maio de 2012

Sono depois do almoço 'adormece' produtividade; saiba como evitá-lo


Quem nunca “pescou” naquela reunião que começa logo após o almoço? A vontade de tirar um cochilo depois de comer é comum, mas é preciso evitar que a necessidade de dormir comprometa o desempenho no trabalho.

“Fisiologicamente, ter sonolência após uma refeição mais encorpada é uma tendência natural do ser humano”, lembra Fernando Morgadinho, pesquisador do Instituto do Sono e neurologista do hospital Albert Einstein.

Contudo, uma moleza que beira o incontrolável pode ser um sinal de que algo não vai bem com a quantidade ou a qualidade do sono, o que merece uma investigação, adverte o médico.

Apneia, movimentos periódicos dos membros e bruxismo, exemplifica, são desvios que prejudicam o descanso durante a noite e, consequentemente, acentuam o torpor diurno. A saída, nesses casos, é buscar tratamento.

Quando não há nada de errado com a saúde, a dica é verificar se o número de horas que se tem dormido é o suficiente, o que varia de acordo com a constituição de cada um.

Repouso em dia, resta prestar atenção no que se come – e adotar hábitos que ajudem a manter o organismo em estado de alerta durante o expediente vespertino.

“As pessoas distribuem mal a alimentação”, avalia Julia Vasconcellos, sócia-diretora da NutriCorp, que configura dietas balanceadas para colaboradores e executivos de empresas. “Não comem direito no café da manhã e exageram no prato do almoço, o que faz com que o corpo gaste mais energia para fazer a digestão”, diz. Motores a toda no sistema digestivo, então, derrubam o vigor da atividade cerebral.

Assim, investir no café da manhã é um bom começo para evitar exageros posteriores. Vasconcellos também sugere um lanchinho matinal para abrandar a fome do meio-dia – pode ser realizado até meia hora antes do almoço. “Pode incluir castanhas, frutas, um Polenguinho, ou uma barra de cereais, um iogurte”, lista. Mas não todos eles juntos, obviamente.

Ao almoçar, lembre-se de que os alimentos mais gordurosos e calóricos são os mais difíceis de serem processados.

Além disso, alguns componentes aparentemente inofensivos para quem quer se manter desperto podem favorecer o “Boa Tarde, Cinderela”. Caso do feijão e, surpresa, da alface, “que dá sono em algumas pessoas”, afirma a nutricionista.


Remediar

Perdeu a linha e excedeu-se nas frituras, nos filés empanados e em outras tentações? Calma, a tarde ainda não está sob os domínios de Morfeu, o deus grego dos sonhos.

Para afugentá-lo, opte, por exemplo, por uma voltinha no quarteirão antes de sentar-se para trabalhar. “Andar ativa o sistema de vigília”, explica Morgadinho. Se a atividade física é rotineira, o benefício é ainda maior. “Expor-se à luminosidade natural também ajuda.”

Algumas empresas reservam um espaço para que seus funcionários relaxem após o almoço. Se for possível fazer uma “siesta”, o ideal é que ela dure no máximo 20 minutos. “Se dormir muito, acordará pior do que antes, bêbado de sono”, previne o neurologista. A exposição à luz natural é recomendada para depois da soneca.

Abusar da cafeína para manter-se acordado pode ser uma solução de curto prazo. Com o tempo, porém, o exagero frequente pode se converter em um vício indesejável.

“É preferível tomar o cafezinho uma hora após a refeição, para que ele não prejudique a absorção de nutrientes”, orienta Vasconcellos.

Um docinho também pode ser uma injeção de ânimo, mas o açúcar deve ser consumido com moderação. Afinal, ninguém quer perder o sono com o sobrepeso e a obesidade.

Dicas para evitar sono:

Cafezinho

Um cafezinho ajuda a se manter alerta. Energético ou guaraná também têm o mesmo efeito. Exceder na dose, contudo, pode provocar distúrbios como gastrite e insônia.

Caminhada

Ao terminar de comer, faça um passeio pelo quarteirão ou escolha as escadas para chegar ao seu andar. A atividade física revigora o ânimo.

Cochilo

Restrinja um eventual cochilo pós-almoço a 15 ou 20 minutos. Prolongar esse repouso poderá deixá-lo ainda mais grogue. Depois do descanso, exponha-se à luminosidade para ficar mais desperto.

Alimentação leve

Comidas muito gordurosas e calóricas fazem com que a digestão seja lenta; estabeleça uma alimentação mais balanceada. Se a macarronada for inevitável, opte pelo molho ao sugo, mais leve que o quatro queijos, por exemplo; o filé grelhado é preferível ao empanado.

Lanchinho

Para não ir com muita sede ao pote na refeição do meio-dia, reforce o café da manhã e faça um lanchinho leve --uma fruta, um iogurte, uma barra de cereais-- até meia hora antes de almoçar.

UOL 
 
Blogs rafaelrag/Cristiano Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário