quinta-feira, 10 de maio de 2012

Projeto que obriga enfermeiro em escola municipal é apresentado na CMJP

Com a proximidade do ‘Dia da Enfermagem e o do Enfermeiro’, 12 de maio, a Câmara Muncicipal de João Pessoa(CMJP), recebeu na sessão desta quinta(10), o projeto de indicação de autoria do vereador Raoni Mendes(PDT), que estabelece a obrigatoriedade da presença de um profissional da área de Enfermagem nas escolas da rede municipal que tenham no mínimo 300 alunos, com o objetivo de levar informações sobre profilaxia de doenças, bem como prestar assistência e serviços de primeiro socorros aos alunos e funcionários.
Defensor de um serviço de saúde pública mais humanizado, o vereador disse que foi à tribuna para prestar uma justa homenagem àqueles que assumiram a nobre missão profissional de cuidar integralmente do ser humano. “Reconhecemos a importância dos profissionais de Enfermagem quando nos deparamos com a experiência da nossa própria doença ou de uma pessoa próxima, ou melhor, a imobilidade e a incapacidade geradas pelas enfermidades”, frisou Raoni.
Comemora-se o Dia da Enfermagem e o do Enfermeiro no dia 12 de maio, em referência a Florence Nightingale, enfermeira britânica, um marco da enfermagem moderna no mundo. Nascida em Florença, em 12 de maio de 1820, ficou famosa por seu pioneirismo e extrema dedicação ao tratar dos feridos de guerra.
A função específica do enfermeiro é cuidar do ser humano, em sua totalidade, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
Importante destacar a abrangência do seu exercício profissional: instituições de saúde públicas, privadas e filantrópicas; programas de atenção a grupos comunitários; órgãos governamentais e não-governamentais de saúde; instituições de formação e de capacitação de recursos humanos de enfermagem/saúde e programas de pós-graduação. Esse profissional também pode atuar em órgãos e instituições de pesquisa e prestar consultoria em assuntos da área.
Como católico praticante, Raoni Mendes concluiu seu discurso expressando toda sua gratidão pelos profissionais de enfermagem, citando o trecho do evangelho de João, “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário