Palestrante
Dr. Laerson Duarte, docente da Unidade Acadêmica de Física (UAF) da UFCG
Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor técnicas analíticas e numéricas para descrever o fenômeno da difusão transiente de uma grandeza em sólidos com a forma de paralelepípedo, incluindo paredes finita e infinita. Neste estudo são apresentadas algumas soluções da equação de difusão em meios onde a condição de contorno adequada é do terceiro tipo. Para atingir o objetivo delineado, foram desenvolvidas ferramentas analíticas e numéricas para o estudo de fenômenos difusivos envolvendo as três geometrias mencionadas. Para a solução numérica proposta, a equação de difusão tridimensional foi discretizada por meio do método dos volumes finitos, com uma formulação totalmente implícita, usando coordenadas cartesianas. Foi desenvolvido um software na plataforma Windows, utilizando a linguagem de programação Fortran, incluindo a interface gráfica com o usuário. O software gerou resultados coerentes e consistentes em todos os testes efetuados, e foi validado para meios envolvendo parâmetros termofísicos tanto constantes quanto variáveis. As ferramentas desenvolvidas foram aplicadas na descrição de dados disponíveis na literatura sobre a secagem de pranchas de madeira, e de dados experimentais originais sobre a secagem de corpos de prova usados como revestimentos cerâmicos de alvenaria. Os resultados obtidos foram discutidos e analisados. De acordo com os resultados obtidos, as técnicas propostas foram eficientes para descrever secagens de sólidos na forma de paralelepípedo, usando a teoria da difusão líquida.
Local: auditório da Unidade acadêmica de Física do CCT-UFCG
Data: 15-05-2012 Hora: 17h
Outras informações com o coordenador de seminário da UAF-CCT-UFCG
Professor Dr. Diego Cogollo
Email: diegocogollo@df.ufcg.edu.br
Veja as fotos da recente defesa de tese de Doutorado por Laerson Duarte
Professor Laerson.
Professor Dr. Wilton (UAF-UFCG), orientador.
Professores da UAE-UFCG, campus Cuité, Jair, Vera, Rafael e Célia.
Blog rafaelrag
Ciências e Educação
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