quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Rapidinha na Política de Alagoa Grande. Começou a disputa pela presidência da Câmara de Vereador


RAPIDINHA 1
UM FREIO NOS "FICHAS SUJAS"

Está tramitando no Congresso Nacional uma lei anticorrupção. A proposta prevê que seja realizado um "TESTE DE INTEGRALIDADE" no serviço público, e serão realizados preferencialmente pela Corregedoria, Controladoria, Ouvidoria ou órgãos de fiscalização e controle. Esses órgãos deverão avisar previamente ao Ministério Público e os resultados não poderão ser divulgados. A proposta também prevê que os testes poderão ser realizados pelo Ministério Público ou pelos órgãos policiais, mediante autorização judicial, em investigações criminais ou que digam respeito à prática de atos de improbidade administrativa. O objetivo dessa avaliação é banir do serviço público os chamados "Fichas Sujas". Esses que se Cuidem, pois já devem  está sendo monitorado há muito tempo. Esse tipo de teste já é usado nos Estados Unidos desde 1994, além da Inglaterra, India etc. Depois não digam que não foram avisados.


RAPIDINHA 2
UMA DIRETA AOS CONCORRENTES

O vereador mais votado nessas eleições de Alagoa Grande, Fabrício de Fortunato, do PR, disparou a seguinte frase para responder aos seus possíveis concorrentes nas eleições da Câmara Municipal de Alagoa Grande para o biênio 2017 e 2018: "Eu não sou o preterido, eu sou o preferido". Com essas palavras, o parlamentar deixou bem claro que quem tem o apoio do prefeito eleito, Antonio Sobrinho, nas eleições no dia primeiro de Janeiro de 2018 é ele, e não os demais. E agora, como ficarão Ronaldo Marques e o vereador Deda Ribeiro? O fato é que muita água passará por debaixo da ponte. E este será Mais um abacaxi para o prefeito eleito descascar. A previsão que se faz é que vem muita confusão por aí.


RAPIDINHA 3
VIRANDO A CASACA
Nem deu tempo sequer de abrir as urnas e o vereador Duca Chaves, que foi eleito pelo PEN, pela oposição, já virou a casaca. Agora, de forma absurda, alega que sua coligação estava trabalhando para tirar seus votos. E disse mais: "Minha família votou em Sobrinho, só eu votei contra", finalizou. É isso aí, cada povo tem o vereador que merece. É bom lembrar que na campanha de 2012, Duca não pôde ser candidato por ter se tornado "Ficha Suja". E tem mais, já se declarou candidato a presidente da Câmara Municipal. Será que vai "gastar" mais alguma coisa? E a grande pergunta que fica: com o apoio de quem? De Sobrinho?


RAPIDINHA 4
O PRETERIDO É RONALDO?
Ainda faltando pouco mais de dois meses para às eleições na casa de "Francisco Luis de Albuquerque Melo", a coisa já começou a esquentar e pelo visto está sobrando para o vereador Ronaldo Marque do PR. Ronaldo é o concorrente direto do vereador Fabrício na corrida pela presidência da Câmara, já que conta, a preço de hoje, com o apoio de quatro vereadores da oposição e mais o de Edivaldo Vieira e Marcelo de Canafístula, além do dele, é claro. Começam a surgir várias "barreiras" para a chegada do parlamentar ao seu intento, pois, segundo fontes fidedignas, a ex-secretária Mônica estaria tornando o caminho do parlamentar meio tortuoso. Essa mesma fonte me confessou que um dos motivos que não querem Ronaldo é o fato dele ser leal ao Prefeito Bôda e poderia dificultar as tramitações dos projetos governamentais na Câmara. Pelo visto, é melhor o senhor futuro prefeito deixar que os próprios vereadores resolvam essa situação, já que a Câmara é um órgão independente e autônomo em suas decisões.


RAPIDINHA 5
Por falar em Ronaldo, o vereador Marcelo de Canafìstula em pronunciamento na última reunião legislativa - terça-feira passada - tratou o vereador Ronaldo como "meu futuro presidente", declarando de forma peremptória seu voto em favor do parlamentar, já para as eleições vindouras. Esse voto de Marcelo e mais o de Edivaldo deverá ser decisivo para as pretensões de Ronaldo na disputa presidencial do poder legislativo alagoagrandense.

RAPIDINHA 6
Um vídeo que deu milhares de acessos esta semana foi o do vereador eleito Edivaldo Vieira. Em um pronunciamento gravado e publicado nas redes sociais o futuro parlamentar fez declarações contundentes, em que teceu várias críticas aos vereadores que dependem dos "seus chefes" para tomar suas decisões. Criticou o sistema político-administrativo da forma como usa o vereador para fazer um trabalho que não é de sua responsabilidade. E citou o exemplo de alguns parlamentares que vivem dentro de hospitais com pacientes levados por eles. Na verdade, o vereador Edivaldo Vieira criticou o sistema, que é o grande responsável pelo descaso da saúde, pois é tão ineficiente que permite ao político de modo geral a fazer esse tipo de procedimento. Essa ação foi muito bem absorvida pelo vereador Luis Lucindo, que de forma lúcida, compreendeu o discurso de Edvaldo. Luis é um dos parlamentares que mais atua nesse "ramo" de socorro as pessoas enfermos. Outros que têm grande atuação às pessoas carentes são: Adauto de Marisa, Ronaldo Marques, Marcelo de Canafìstula, Marcos de Zumbi, Fabiano Luz entre outros.

JOSÉ GILDO DE ARAÚJO
JORNALISTA
DRT 4580/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário