quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Projeto Espaço da Criança celebra o dia dos pequenos com muita diversão

O Coro infantil da Paraíba, formado por crianças que têm entre oito e 15 anos de idade, é uma das atrações do projeto
A música é uma das boas opções para a garotada que quer celebrar muito bem o dia que lhe é dedicado, o 12 de outubro. Nesse sentido, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove, hoje, uma programação especial para homenageá-la, que inclui música, cinema, teatro, palhaços e feirinha de brinquedos populares, dentre outras atrações. Trata-se da 5ª edição do Espaço da Criança, evento cujo tema é “No mundo do circo” e que começa a partir das 14h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, instalada nas dependências da instituição, em João Pessoa, com a Escola Estadual de Música Anthenor Navarro. Depois, no mesmo local, o Coro Infantil da Paraíba se apresentará às 15h, seguido - às 16h - pela Orquestra Infantil da Paraíba. A entrada é gratuita para o público. 
“Será a primeira vez que nos apresentaremos neste evento”, disse para o jornal A União o maestro do Coro Infantil da Paraíba, João Gurgel. Ele antecipou que o repertório que o grupo - formado por 40 integrantes - cantará hoje é “eclético”, por incluir músicas sacras, de cunho regional nordestino, populares e, inclusive, sugestões dos próprios coristas. As composições são as seguintes: ‘Maria, Maria’ (Milton Nascimento), ‘Suíte’ (Luiz Gonzaga), ‘Paradise’ (Coldplay), ‘Aquarela’ (Toquinho), ‘Cantigas de Roda’ (cancioneiro popular) e ‘Happy’ (Pharrell Willians), todas com arranjos do próprio regente. 

Vertente da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), que é vinculada à Funesc, o Coro Infantil é integrado por crianças na faixa dos oito aos 15 anos de idade, oriundas de comunidades e de escolas públicas e privadas. O maestro João Gurgel garantiu que, apesar de crianças e jovens, os membros do grupo se dedicam ao trabalho com afinco, seriedade e compromisso. 

Embora trabalhe também com corais adultos, ele confessou gostar mais de atuar com as crianças. “É pela afinidade, pois comecei a trabalhar com coristas infantis há 25 anos, apesar de ter o mesmo empenho”, justificou o regente, ressaltando que as apresentações ainda contribuem para estimular crianças que estão na plateia a estudar música e participar de corais. Esse interesse, prosseguiu, se traduz na procura por inscrições para participar do grupo, quando ocorre a abertura do prazo. 
Leia mais

O concerto em homenagem ao Dia da Criança continuará com a apresentação da Orquestra Infantil da Paraíba, cujo regente é Marcelo Vasconcelos. Os pequenos músicos vão executar as seguintes obras: ‘Prelúdio Bachianas nº 4’, de Heitor Villa-Lobos, mas com arranjos da maestrina Norma Romano; ‘Valsa Triste’, de Jean Sibelius; ‘If I Never Knew You’ e ‘The Virginia Company’, ambas compostas por Stephen Schwartz para a trilha sonora do filme Pocahontas, produção dos Estúdios Walt Disney lançada em 1995, arranjadas, também, por Norma Romano, que também fez a adaptação de outra canção do repertório, ‘A Bela e a Fera’, criada por Alan Menken para o longa-metragem (igualmente da Disney) homônimo de 1991, e, ainda, ‘Harry Potter Theme’, de John Williams, que compôs a música dos três primeiros filmes da série Harry Potter, mas com arranjos de Tom Drummond. 

Dentro do tema da 5ª edição do evento Espaço da Criança, que é “No mundo do circo”, a Escola Estadual de Música Anthenor Navarro, o Coro e a Orquestra Infantil se apresentarão no Picadeiro Vermelho, que é a Sala de Concertos Maestro José Siqueira. No entanto, haverá, ainda, outras atrações para a criançada: contação de rua, cinema, teatro, dança, desenho, jogos, Planetário, palhaços e feirinha de brinquedos populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário