sexta-feira, 28 de abril de 2017

Site Destaca o Município de Alagoa Grande


O alagoagrandense Wesley Brenno, graduado em Ciências da Computação, criou um site em homenagem a Alagoa Grande. Parabéns. Fica a sugestão de registrar também o polo universitário MRS com cursos da UFPB e IFPB e as escolas estaduais de ensino médio. 

Terra de personagens ilustres como o rei do ritmo Jackson do Pandeiro, a sindicalista e defensora dos direitos humanos brasileira Margarida Maria Alves, Oswaldo Trigueiro entre outros, o Município de Alagoa Grande teve origem nas terras conhecidas pela designação de "Sertão do Paó", em cujas proximidades teriam habitado indígenas Cariris, ali ainda encontrados no início do Século XVIII. 

O devassamento do território, através de entradas procedentes do litoral, ou mesmo do sertão já por volta de 1620, produzia seus efeitos, com a instalação das primeiras casas e fazendas à margem da Lagoa do Paó, que em língua Tupi, significa "nesga de terra que sobe", a atual Lagoa Grande, que daria o nome ao Município. 

A consolidação do núcleo, entretanto, verificou-se no século XVIII, mais precisamente entre 1719 e 1767, quando Domingos da Rocha, o alferes Isidoro Pereira Jardim, o padre Luís Quaresma Dourado, Martinho Gomes, Agostinho de Jesus e outros obtiveram concessões de terras onde desenvolveram a lavoura e a criação de gado. Os dois primeiros são considerados os fundadores do Município
.

Veja mais no site


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário