quarta-feira, 26 de abril de 2017

SBPC realiza em maio a Reunião Regional no Cariri Cearense

O evento será entre os dias 2 e 6 de maio no campus da Urca, em Crato, no Ceará

SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Área: 1.05.01 Física Geral

Para ver o mini-artigo ou resumo estendido, a quem interessar clique no título deste trabalho

EXCITED STATES FOR THE DIRAC OSCILLATOR VIA WIGNER HEISENBERG ALGEBRA
André de Lima Alves (UFCG, campus Campina Grande)
Aércio Ferreira de Lima (UFCG, campus Campina Grande)
Rafael de Lima Rodrigues (UFCG, campus Cuité)


Data do pôster: Dia 04/05/17 - das 20h00 às 21h00


A SBPC realiza de 2 a 6 de maio a sua Reunião Regional em Cariri, em Crato (CE), na Universidade Regional do Cariri (Urca), com o tema "Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento".  As inscrições  abertas até o dia 29 de maio.
Segundo a presidente da SBPC, Helena Nader, o evento será realizado no campus da Urca, mas contará com o apoio de outras seis instituições parceiras (Universidade Federal do Cariri, Faculdade Paraíso, Faculdade de Juazeiro do Norte, UniLeão - Centro Universitário Leão Sampaio, Instituto São José da Universidade do Vale Acaraú e o Instituto Federal do Ceará).
Nader acredita que a riqueza da região contribuirá em muito para o sucesso do evento. “A região do Cariri é geográfica e politicamente muito importante, não só para o Estado do Ceará, mas para a sua vizinhança que surgiu a partir da conurbação entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. É também uma região com uma história cultural e religiosa, já que é a terra do Padre Cícero”, explica.
Nader ressaltou ainda que o evento, desde já, vem engajando a comunidade local. “Percebemos, em reuniões anteriores, quando fomos fechar detalhes da Reunião Regional, que a comunidade está muito envolvida”, afirma a presidente da SBPC.
Programação
A programação científica contará com conferências que discutirão, entre outros temas, meio-ambiente, políticas científicas, inovação e educação. A presidente da SBPC destaca, entre as conferências as atividades "Física aplicada a problemas ambientais: mudanças climáticas globais, meio ambiente e poluição do ar urbana", "Resíduos sólidos, gestão e planejamento ambiental em regiões metropolitanas", "Paleontologia nas bacias do nordeste brasileiro", “Tecnologias geradas pela Embrapa Semiárido”, “2017-2018: Biênio da Matemática Brasil”, "Propriedade Intelectual: da Pesquisa ao Registro de Patente", "Lixões: impactos nas cidades e na saúde pública", " Saneamento Básico: situação atual no nordeste brasileiro" e "O futuro da CT&I no Brasil".
Já nas mesas-redondas, Nader chama a atenção para debates como "A seca e os desafios na gestão de recursos hídricos nos semiárido nordestino", "A importância da Biodiversidade da Floresta Nacional do Araripe (Flona) para pesquisa científica", "Cultura, Memória e Contemporaneidade", "O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores" e "Planejamento do Espaço Urbano", entre outros.
Novidades
O evento contará com minicursos, cujos temas estão no seguinte link. 
A novidade é que, diferente de outras edições, desta vez os cursos serão realizados em um único dia e em período diferente da programação científica.  A abertura do evento será no dia 2 de maio, os minicursos serão no dia 3, e as conferências e mesas redondas nos dois dias consecutivos.
Nader destaca outra novidade desta edição: o Dia da Família na Ciência será diferente e oferecerá aos participantes – mediante inscrição - um passeio ao Geopark Araripe, onde todos poderão visitar os geossítios, aprendendo mais sobre ciência e educação in loco. Será um passeio monitorado para quem quiser conhecer o primeiro geoparque das Américas e do Hemisfério Sul.
O Geopark Araripe é  composto por nove geossítios e é reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) da Unesco. Distribuídos em seis municípios da Região do Cariri: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte), eles cobrem uma área de quase 4 mil km. A região preserva fósseis de insetos, plantas, répteis voadores, peixes em três dimensões, tartarugas e crocodilos, que ajudam a reconstituir uma história de mais de 120 milhões de anos.
Blog rafaelrag com Vivian Costa – Jornal da Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário