sábado, 22 de abril de 2017

Inscrições Abertas para o Processo Seletivo de Igressos nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Física na UFRJ

 Professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité), no Bloco A do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, onde fica o Instituto de Física, na Ilha do Fundão. A dedicação do professor Rafael foi tanta, que ele conseguiu fazer o seu curso de doutorado em um excelente tempo de duração: 2 anos e 4 meses. Iniciou em agosto de 1990 e concluiu em 16 de novembro de 1992, sob a orientação do professor Titular Arvind Narayan Vaydia (em memória).

Está aberto o processo seletivo para alunos que pretendem ingressar nos cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em  2017-2. Maiores informações podem ser obtidas pelo edital ou na Página do Exame Unificado.

Contatos
E-mail:pos@if.ufrj.br
Telefone: +55 (21) 3938-7271/7187

O programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro torna público o regulamento e datas do processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Física no 2° semestre letivo de 2017. 

As inscrições ficam abertas no período de 12/04/2017 a 14/05/2017 e são feitas eletronicamente por meio da página na internet do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física do Rio de Janeiro: UNIPOSRIO (http://uniposrio-fisica.cbpf.br/). Não há pré-definição de número de vagas para cada uma das áreas de pesquisa, e tampouco para o total de classificados no presente processo de seleção. 

O Programa conta com bolsas CAPES e CNPq, a serem distribuídas respeitando a ordem de classificação e as normas de elegibilidade das agências de fomento. Bolsas de outras fontes poderão também estar disponíveis. O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece a oportunidade de realização de estudos e atividades em diversas áreas de pesquisa, para a obtenção dos títulos de Mestre e Doutor em Ciências (Física). Áreas de Pesquisa: Física de Partículas Elementares e Campos Partículas e Teoria de Campos Física de Partículas Experimental Física Nuclear/Hadrônica Física Nuclear Física de Interação Fortes Astrofísica/Cosmologia Cosmologia Física e Observacional Astrofísica Relativística Física Atômica, Molecular e Óptica Átomos e Moléculas Óptica, Pinças Ópticas e Óptica Quântica Informação Quântica Física da Matéria Condensada Matéria Condensada Ciência dos Materiais Informação Quântica Processo Seletivo: O exame de seleção constará de: i) prova escrita do exame unificado e ii) avaliação presencial da trajetória acadêmica e esclarecimentos sobre a prova escrita. i) Os candidatos deverão se inscrever e realizar o exame unificado UNIPOSRIO, que valerá como a prova escrita do processo seletivo. Visite o site http://uniposrio-fisica.cbpf.br/ para maiores informações.

Leia mais

 ii) A avaliação presencial com a Comissão de Seleção será agendada através da página do UNIPOSRIO http://uniposrio-fisica.cbpf.br/ após a divulgação do resultado da prova escrita. Ver Edital 2017-2 do UNIPOSRIOFÍSICA. EDITAL 2 Estão dispensados da realização da prova escrita os candidatos que desejarem utilizar o resultado de alguma edição anterior do UNIPOSRIO, ou da avaliação GRE-Física (GRE Physics Test) realizados nos últimos 3 anos. Esses candidatos deverão informar à Secretaria de Pós-Graduação (pos@if.ufrj.br), até o dia 14/05/2017, que desejam fazer uso de tal prerrogativa. Também poderão solicitar dispensa de realização de prova escrita os portadores do título de mestre por instituições brasileiras com conceitos CAPES 6 ou 7 ou estrangeiras de nível equivalente. Neste caso, a solicitação de dispensa deve ser encaminhada à Secretaria de Pós-Graduação (pos@if.ufrj.br) até o dia 14/05/2017. Os pedidos de dispensa serão analisados pela Comissão de Seleção que tomará como base os Históricos Escolares, os Currículos dos candidatos e as cartas de recomendação dos orientadores de mestrado. Nos casos de solicitação de dispensa, recomenda-se que a carta de recomendação do orientador de mestrado contenha informações detalhadas sobre o desempenho acadêmico do candidato. Critérios de Aceitação e Classificação Final: Para fins de aceitação no Programa e de classificação para concessão de bolsas de estudo, a Comissão de Seleção levará em conta a análise dos seguintes itens: 1. Resultado da Prova Escrita; 2. Avaliação Presencial; 3. Histórico Escolar e Curriculum Vitae; 4. Cartas de Recomendação. Classificação: A lista de candidatos aprovados, por ordem de classificação, será divulgada a partir do dia 21/06/2017, na página da Pós-Graduação do Instituto de Física (www.if.ufrj.br/pos) e através do envio de mensagem por email a todos os candidatos inscritos. Os candidatos aprovados deverão apresentar cópia do diploma de graduação, para os ingressantes no mestrado ou doutorado direto, e cópias dos diplomas de graduação e de mestrado para os ingressantes no doutorado.

Blog rafaelrag com o portal www.if.ufrj,br

Nenhum comentário:

Postar um comentário