sábado, 29 de abril de 2017

Quilombolas Reivindicam Pavimentação em Asfalto de Acesso a Caiana dos Crioulos

Quilombolas vão mais uma ves participar do ODE, em Esperança, neste sábado, 29.
Os quilombolas viveram sempre sofrendo com a estrada de 13km, que ligam a comunidade ao centro da cidade de Alagoa Grande. Ainda hoje eles  reivindicam a pavimentação em Asfalto da estrada  acessoa a Caiana dos Crioulos.
Os ex-governadores Cássio e Maranhão prometeram e não fizeram. A esperança hoje é este pleito ser atendido pelo governador Ricardo, que tirou a penúltima cidade do isolamento  Realmente eu tenho dito isto por diversas vezes até talvez irritando o governador Ricardo. Acredito que sentando em uma mesa o prefeito Sobrinho e o deputado Bosco Júnior poderiam conseguir este importante pleito, que com certeza vai contribuir para o desenvolvimento  de Alagoa Grande. Professor Rafael Rodrigues.

Professora Marilene Sobral. Confesso que argumentamos sobre essa ação para Caiana, mas infelizmente distorceram a votação. Escutei argumento do tipo cadê o povo de Caiana aqui? Mas, sabemos que toda reunião da plenária do ODE Caiana se faz presente. O maior número de pessoas é de Caiana, infelizmente eu presenciei atitudes que não condiz com os objetivos do ODE de um grupo de pessoas que tentaram partidarizar a reunião. Porém, esse tipo de atitude me motiva cada vez mais a participar de eventos como esses na tentativa de reverter o fazer político como ocorre no nosso país. Eu faço um apelo de quem puder ir a plenária do dia 29 se faça presente vamos participar mais para que possamos ter argumentos de cobranças. Precisamos reacender a esperança de um país melhor, depende de nós.




Secretário de cultura e Turismo Marcelo Felix Lopes, essa estrada em nada irá tirar a "essência do Quilombo". Ela dará CIDADANIA.


Que o diga quem mora na Comunidade.
1. Benefícios no trajeto (para Alagoa Grande e Campina Grande, com 15km cada); 
2. Melhoria na valorização da área;
3. Possibilidade de "exportar sua produção" (agrícola e cultural); Etc.
4. O deslocamento de estudantes e professores para as duas cidades (já imaginou morar a 15km de uma Universidade?)
5. Acesso à saúde (um atendimento do SAMU ficaria bem mais prático e rápido);
6. Acesso à tecnologia, com a possibilidade da implantação de uma rede de Fibra Optica vindo de Campina, levando conhecimento à Comunidade;
E muitas outras vantagens.


Quilombola Mariano Salvino. Gostaria de expor minha opinião e dizer que, como filho legítimo da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, estou muito triste e de certa forma até envergonhado ouvir e ver alguém falar que asfaltar a estrada vai descaracteriza-la. Caiana vai perder sua identidade? Sua cultura? Seus costumes? Meus amigos! Me desculpe, mas é pensar pequeno. Então Caiana e seus moradores não podem prosperar? Não podem ter dias melhores a começar pela estrada? Já que falta muito ainda em saúde, educação, etc. Lamento profundamente por quem pensa assim, respeito a opinião de cada um, mas não aceito este tipo de argumento. Penso que se melhora a mobilidade até o quilombo. Cresce o turismo e a tendência é melhorar em todos os aspectos. Só sabe o sofrimento trafegar nesta estrada, quem mora aqui e precisa se deslocar todos os dias, de inverno a verão até a cidade. Falar é muito fácil.
É ISSO QUE "EU" ENXERGO.
Mas essa tem ser uma luta DE TODOS NÓS. Não apenas de Caiana.
 Veja mais imagens







Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário