sábado, 29 de abril de 2017

Cartão Postal de Alagoa Grande Continua Recebendo Esgotos das Residências

Leitor do blog Ciências e Educação faz sugestão desta matéria.
José Maciel Silva Professor Rafael Rodrigues vou te sugerir um assunto que dará uma bela matéria, aí quero entender a posição do seu blog: todos os dias tem dois senhores trabalhando dentro da lagoa para retirada das pastas: sem luvas, proteção para respiração, sem botas, sem chapéu para proteção do sol, e, ainda estão vulneráveis a vários tipos de doença dentro dessa lagoa infecta. O motorista de sandálias, que se não estou enganado é proibido por lei dirigir de sandálias de dedo. Coitados, esses trabalhadores que são escravos de seus direitos caçados. Onde anda todos que defendem uma luz no poste e não vêem a degradação humana? Isso é falta de respeito e humanidade com o outro... Absurdo. Espero que você faça uma matéria bem linda sobre isso.

Veja a entrevista do professor Rafael Rodrigues com o escritor Guedes, nas margens da lagoa Paó.


 



A baronesa ou Aguapé invadindo a Lagoa Paó, fotos registradas pelo empresário Laércio Sobral.



Reproduz muito rápido, se relaxar toma a lagoa toda. Seria caso de estudo ver a utilidade desta planta BARONESA. Segue a excelente resposta  de Paulo Roberto Costa a indagação de Laércio Sobral.






Leia mais
Paulo Roberto Costa É conhecido como um termômetro para o Velho Chico por ser uma espécie exigente no quesito de qualidade de habitat em que vive – águas limpas e transparentes, sendo um bom indicador de poluição nos rios, já que migram para outros locais logo no primeiro sinal.


Assim como o pato-mergulhão, as baronesas também são indicativos de poluição. Elas são plantas aquáticas que proliferam ao sinal da poluição proveniente do despejo de esgoto nos rios.

As baronesas estão cada vez mais avançando no rio São Francisco, principalmente nas áreas da região do Vale do São Francisco. Na orla de Petrolina/PE, cidade da região do Vale do São Francisco, no sertão pernambucano, as margens já estão cercadas por essas plantas.

Mas não pense que ela é uma planta ruim que estraga o rio, pelo contrário, apesar delas aparecerem ao sinal de poluição, as baronesas são espécies de filtros que se alimentam dos dejetos. O problema é que, quando a baronesa morre, tudo o que a planta absorveu e que ainda não foi jogado fora do manancial vai ser devolvido para a água do rio. É preciso retirar as baronesas e dar outras providências no despejo do esgoto das cidades.

Matérias Relacionadas

Peixe morrendo



Limpesa do Canal da Lagoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário