terça-feira, 18 de abril de 2017

Enem não será mais utilizado para certificar o ensino médio

Encceja para o Ensino Médio e Ensino Fundamental, no segundo semestre de 2017.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não será mais utilizado para certificação de conclusão do ensino médio. A partir de agora, essa atribuição será do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que hoje é direcionado a estudantes do ensino fundamental em idade irregular (a partir de 16 anos).

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Enem do ano passado 1.033.761 inscritos solicitaram a certificação do ensino médio, mas apenas 7,7% deles conseguiram. O resultado aponta para um dos piores desempenhos na história do exame, especialmente em linguagens, com quase mil notas zero e um único candidato a atingir a nota máxima.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, explica que este é um dos principais motivos para a mudança. “Nós teremos uma aplicação no início do segundo semestre que de fato vai promover uma avaliação real mais próxima da educação de jovens e adultos do que teria sido pelo Enem”, afirma.

Jovens com mais de 16 anos que ainda não terminaram o ensino fundamental também podem fazer o Encceja – que será aplicado no segundo semestre, antes das provas do Enem. Ambos os exames são aplicados pelo Inep.

Enem – A aplicação do Enem de 2017 está confirmada para 5 e 12 de novembro, conforme edital de regulamentação normativa publicado no Diário Oficial da União pelo Inep, na última semana. As inscrições começam às 10h do dia 8 de maio de 2017 e vão até as 23h59 do dia 19 do mesmo mês.
As primeiras provas, em 5 de novembro, terão duração de cinco horas e meia – para linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo seguinte, 12 de maio, o aluno terá quatro horas e meia para responder às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Estão sendo esperados 7,5 milhões de candidatos.

Blog rafaelrag com MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário