domingo, 8 de abril de 2012

UFCG comemora 10 anos de criação nesta segunda-feira, 09



Universidade será homenageada em sessão solene na Câmara Municipal
Nesta segunda-feira, dia 9, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) será homenageada pela Câmara Municipal de Campina Grande em sessão solene, às 19 horas, em comemoração aos seus dez anos.
A UFCG foi criada no dia 9 de abril de 2002, com quatro campi universitários, 29 cursos de graduação, 2 doutorados e 7 mestrados. Contava com 7.770 alunos, 750 professores e 1.500 técnico-administrativos; oferecia cerca de 1.610 vagas no vestibular e dispunha de uma infraestrutura - salas de aulas, bibliotecas, acervo bibliográfico e laboratórios - reconhecidamente sucateada.
“É necessário recordar que atravessamos momentos críticos, com cortes de energia e de telefone por falta de pagamento”, destaca o reitor Thompson Mariz.
Em pouco mais de três anos, após sua criação, em 2005, foram implantados os campi de Cuité e Pombal, com dez cursos, 156 professores e 85 técnicos. Ainda, nessa primeira fase do seu projeto de expansão, foi criado o campus de Sumé, com sete cursos, 80 professores e 45 servidores.
Com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) foram contratados mais 171 professores, 143 servidores e criados 30 cursos de graduação.
“Foram investimentos na ordem de R$ 40 milhões que, somados aos R$ 38 milhões da instalação dos três novos campi, repercutiram socioeconomicamente em sete cidades-sede”, pontuou Mariz, lembrando que a cultura e o lazer nesses municípios também receberam incrementos na produção, expansão e finanças.
UFCG hoje
Ao completar uma década de criação, a UFCG oferece 4.765 vagas de acesso pelo Enem, conta com 19.000 alunos em seus 75 cursos de graduação e 1.420 professores e 1.557 técnico-administrativos.
“Hoje dispomos, quase em sua totalidade, de salas de aula climatizadas e equipadas com recursos audiovisuais, acervo bibliográfico atualizado e laboratórios modernizados, nos sete campi”, destacou o reitor.
Políticas de assistência estudantil, com programas voltados a reduzir as desigualdades socioeconômicas entre os graduandos, vêm contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico. São oferecidas quase quatro mil bolsas acadêmicas, quatro mil refeições gratuitas e 600 vagas para residentes que, até o final deste ano, chegarão a mil.
“Em suma, de 2002 a 2012 vários feitos acadêmicos e científicos de nossos alunos, professores e pesquisadores foram traduzidos em premiações e condecorações que elevaram o nome de Campina Grande, da Paraíba e do Brasil”, disse.
“As interações com a comunidade paraibana e a imensurável contribuição ao desenvolvimento e bem-estar de um povo também fazem parte de uma gigantesca ação do bem. Nossas carências estão eliminadas? Claro que não. Embora muito tenha sido feito, reconhecemos que há muito ainda por fazer”, concluiu.
(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 04.04.12)

Bloga rafaelrag
Ciências e Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário