quinta-feira, 26 de abril de 2012

Universidades Federais e IFPB pararam atividades ontem, 25; 6 mil servidores cruzam os braços

UFCG, UFPB e IFPB PARTICIPARAM DE PARALIZAÇÃO NACIONAL

Na UFCG, campus Campina Grande a panfletagem começou por volta das 7h

As Universidades Federais de João Pessoa e Campina Grande pararam as atividades ontem, quarta-feira (25) em todo estado. Aproximadamente 6 mil servidores  cruzaram os braços em adesão ao dia nacional de lutas da campanha salarial de 2012. Professores e funcionários dos setores técnicos e administrativos suspenderam o trabalho na UFPB, UFCG e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Os funcionários reivindicam negociações com o Governo Federal, com base em pauta conjunta de sete itens, e uma reposição salarial emergencial de 22,08%.

Cerca de 4 mil funcionários param os trabalho somente na UFPB. A Associação dos Docentes Federais (Aduf-PB) realizou assmebleias nos campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras, e aprovou um indicativo de greve para o dia 15 de maio. Um das mudanças propostas pela classe é a unificação das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) em uma só carreira: a de professor federal.

Os servidores da UFCG se concentraram pela manhã em frente ao Hospital Universitário (HU), em Campina Grande, e sairam em marcha até a Praça da Bandeira, no Centro da cidade. O ato público serviu para divulgar a situação das negociações.

No IFPB, 1,7 mil servidores  pararam também. No campus João Pessoa, a programação da paralisação começou por volta das 7h com panfletagem nos portões principais. As 14h, Fórum Estadual de Educação realizará uma reunião no Auditório José Marques, promovido pelo programa de educação de jovens e adultos da instituição.

Além do reajuste de 22,08% exigido em comum por todas as universidades, os profissionais do IFPB querem progressão por titulação para os docentes, progressão imediata por capacitação dos técnico-administrativos, admissão automática de títulos emitidos por Universidades do Mercosul e garantia de eleições diretas em todos os campi.

Paraiba.com
 
Blog rafelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário