domingo, 15 de abril de 2012

CBPF LANÇA EDITAL DO PRÊMIO CBPF DE FÍSICA 2012



O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) lançou na quarta(4) o edital da segunda edição do Prêmio CBPF de Física. Concedido pela primeira vez em 2010, o Prêmio, criado para reconhecer o trabalho científico de excelência desenvolvido no país no campo da física, será patrocinado este ano pela CVD Vale, empresa de alta tecnologia baseada na pesquisa e no desenvolvimento de materiais avançados.

Em sua primeira edição, em 2010, o Prêmio foi conquistado pelo físico Vanderley Bagnato, professor titular e coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da USP de São Carlos, pelo ineditismo e importância de seu trabalho sobre turbulência quântica. \"Este ano, o Prêmio será novamente entregue em julho, durante a IX Escola do CBPF, e irá prestigiar o mérito científico de uma contribuição pontual, e não um cientista pelo conjunto da sua obra\", afirma o diretor do CBPF, Fernando Lázaro Freire Jr.

Como na edição passada, as candidaturas ao Prêmio CBPF de Física de 2012 deverão ser referendadas por cientistas reputados na comunidade científica e analisadas pela Comissão de Seleção do Prêmio, criada com essa finalidade e integrada por cientistas indicados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pelo ConselhoTécnico-Científico do CBPF. Mais informações em www.cbpf.br. Confira o edital.


EDITAL DOPRÊMIO CBPF DE FÍSICA 2012

Art. 1o - O PrêmioCBPF de Física será concedido em reconhecimento à excelência detrabalho cientifico realizado no País, por pesquisadores externos aos quadrosdo CBPF.

Art. 2o - O Prêmio seráconstituído de um diploma, uma medalha e quantia a ser definida pela empresa CVDVale, empresa patrocinadora desta edição do Prêmio CBPF de Física.

Art. 3o - A Comissão deSeleção do Prêmio CBPF de Física será formada pelo Diretor doCBPF, que a presidirá, sem direito a voto, e cinco cientistas de reconhecidareputação, sendo dois indicados pela Sociedade Brasileira de Física e três peloConselho Técnico-Científico do CBPF.

Parágrafo Único - As indicaçõesmencionadas neste artigo deverão ser sigilosas, e a composição da Comissão deSeleção só será divulgada na ocasião de outorga do Prêmio.

Art. 4o - As candidaturaspara o Prêmio deverão ser encaminhadas diretamente ao diretor doCBPF, no endereço de sua sede, até o prazo limite de 18 de maio de 2012, pararecebimento da documentação pertinente.

Art. 5o - A indicação de umcandidato deverá ser feita por pelo menos cinco cientistas de reconhecidareputação na comunidade, com uma descrição clara e objetiva do(s) trabalho(s)que dão sustentação à candidatura. Especificamente, devem ser consideradasapenas contribuições pontuais de excelência e não o conjunto da obra científicado candidato.

Art. 6o - O anúncio doganhador do Prêmio será feito no dia 29 de junho de 2012. Somenteum ganhador será escolhido; caso a Comissão de Seleção julgue que nenhum doscandidatos apresentados seja merecedor, o Prêmio não seráconcedido nesta ocasião.

Art. 7o - O Prêmio seráoutorgado durante a realização da IX Escola do CBPF, em julho de 2012.

Fernando Lázaro Freire Jr.

Diretor

Adendo: o professor Dr. Rafael de Lima Rodrigues fez o seu primeiro estágio de pesquisa Física com bolsa do CNPq, na modalidade pós-doutorado, no CBPF, na URCA, Rio de Janeiro, no período de 2001 a 2002.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário