sábado, 28 de abril de 2012

5 dicas para estudar para provas dissertativas

ALERTAS PARA QUEM VAI FAZER PROVAS ESCRITAS EM CONCURSO PÚBLICO
Um dos maiores medos dos estudantes é o de fazer uma prova dissertativa. No entanto, esse tipo de teste permite que você mostre ao professor tudo que aprendeu. Saiba como fazer isso
É comum ver estudantes que passam dias e mais dias enchendo o cérebro com “decorebas” a respeito de definições, datas e detalhes esperando por provas com testes de múltipla escolha e questões de verdadeiro ou falso. No entanto, na hora da prova esses alunos se deparam com algumas questões dissertativas. O principal pensamento nesses casos é: e agora?
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é direcionar os seus estudos como se todas as suas provas fossem ser dissertativas. Estudando dessa maneira você não passará dificuldade em nenhum tipo de teste, já que sabendo como escrever as respostas, você será capaz de escolher as alternativas corretas. Mas qual é a maneira correta de estudar para esse tipo de prova? Veja 5 dicas que podem tornar seu estudo mais fácil:
1. Veja a prova como uma oportunidade
Não comece os estudos odiando o seu professor, isso não vai ajudá-lo em nada. Ao invés disso, pense de maneira positiva: com uma prova de múltipla escolha você só tem a chance de acertar ou errar, enquanto uma prova dissertativa dá a você a chance de mostrar ao professor tudo aquilo que você aprendeu durante as aulas. A única coisa que ele espera de você é que essas informações sejam oferecidas de uma maneira linear e organizada.
2. Revise os títulos dos capítulos
Use os títulos dos capítulos como palavras-chave para guiar seus estudos e suas respostas durante o teste. Olhe para cada título relevante e tente relacioná-los a pequenas ideias, cadeias de eventos e termos importantes que foram citados durante a aula.
3. Procure palavras-chave do professor
Enquanto estiver fazendo anotações durante a aula, fique atento às palavras que seu professor usa durante a explicação. Por exemplo, se ele comentar “e novamente nós vemos que...” ou “outro evento parecido com esse foi...” marque essas informações. Qualquer coisa que indique padrões ou eventos repetidos pode ser considerada uma chave na hora de estudar. E tem grandes chances de cair na prova.
4. Dedique-se a um tema por dia
Toda vez que você pegar o conteúdo para revisar – incluindo livros, gravações e suas próprias anotações, procure por um tema específico e dedique-se exclusivamente a ele. Isso vai ajudar a fixar melhor as questões discutidas.
5. Pratique suas próprias questões dissertativas
Depois de estudar, crie suas próprias questões dissertativas e tente respondê-las. Confira se o vocabulário usado nas suas respostas aparece nas suas anotações e leituras indicadas pelo professor, sublinhe aqueles que considerar mais importantes e volte aos conteúdos oferecidos em aula para confirmar sua relevância
(Universia)

Blog rafaelrag
Ciências e educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário