Coordenador do Curso de Licenciatura em Física, Prof. Dr. Fábio Ferreira de Medeiros Escreveu a mensagem abaxio por email.
Prezados Colegas
Faço um apelo para que as paralisações possam acontecer com mobilização. A nossa
última paralisação significou exatamente o que diz a palavra: suspensão das
atividades acadêmicas. Podemos pensar em algo mais criativo, como os docentes em
suas salas, mas não para discutir suas disciplinas. Podemos orquestrar entre os
servidores um momento de reflexão para conversamos com os nossos alunos sobre a real
situação desse país.
Quando eu digo que a culpa dos nossos alunos (os de Física, que conheço) reprovarem
demasiadamente em cálculo I ou Física I tem sua origem em nossas escolhas políticas,
eles não percebem a conexão.
Eles não sabem o porquê da educação básica ser de qualidade duvidosa. Não sabem o
porquê de estarem enfrentando no primeiro semestre “um insucesso acadêmico” para só
com perseverança vencê-lo. Até lá temos índices de evasão altos. Em Física é quase
um lei geral... infelizmente.
No curso de Física temos algumas idiossincrasias que podem ser comuns aos demais
cursos, como buscar cumprir as ementas das disciplinas de formação básica que são da
responsabilidade do núcleo docente do curso (falo o mínimo do conteúdo... 75%!). A
gente sofre bastante para fazer isto... e eles conosco. Por que os alunos da Física
ficam aqui no campus até o último dia para lançar as notas no sistema? A pergunta
clássica que todos fazem em todas as outras universidades... simples... temos que
nadar contra a correnteza do péssimo ensino básico que condena nossos alunos a um
progresso lento em uma área do conhecimento que não é simples... sem desejar fazer
comparações desrespeitosas com os demais cursos... mas é o que é... um dilema!
Ensinar o que eles deveriam saber junto com o que eles precisam saber? Ou Dane-se...
porque o mundo gira e os alunos se viram... e vamos fazer o que a maioria faz...
assim toca a banda e vocês (os alunos) seguem no mesmo ritmo... caso contrário...
caiam fora... Não podemos ser colaboradores de um sistema injusto por definição...
que fala que a Universidade é para todos... mas que condena socialmente a maioria
porque os piores serviços são os fornecidos pelo sistema público (com exceções... e
desejo ser esta exceção). E os nossos colegas da educação básica sofrem com todos os
desregramentos e desrespeitos possíveis... muitos vencidos pelo sistema... estão
fazendo o mínimo necessário... já que não compensa educar para a vida... O ensino
superior caminha para a precarização dos seus serviços, comprometendo a formação dos
seus profissionais, talvez pressionado pela entrada de estudantes oriundos de um
ensino médio debilitado. Eles não têm culpa.
Uma educação de baixa qualidade serve aos interesses das classes políticas que
desejam se perpetuar no poder à custa do dinheiro público, como um câncer que se
enraíza em todas as esferas de poder, minando a vida do seu povo. Se deixarmos...
eles (os nossos chamados representantes políticos) vão nos vencer em nosso próprio
território... a educação... vão nos convencer que não vale a pena lutar pela
qualidade que é o emblema da Universidade Pública. Seremos vencidos por eles...
vamos nos descuidar e começar a negligenciar nossas funções... vamos nos acomodar...
ou cada um por si... seja como for... eles esperam que sejamos incompetentes a ponto
de dizer... privatizem tudo...! Acabem com a estabilidade pública...! Demitam estes
incompetentes... porque se lutarmos, dando o melhor que temos do profissional que
somos, então... talvez... comecemos a fazer a diferença... por enquanto... acho que
estamos fazendo a diferença.
Não quero dizer que vejo como prejuízo as paralisações, mas não posso ser ingênuo.
Podem acontecer prejuízos acadêmicos sérios aos nossos alunos. E mais uma vez, eles
ficam satisfeitos e felizes (não todos, graças) com a possibilidade de mais um
feriado prolongado. Vamos paralisar no dia 19/04 (uma quinta -feira).... e sexta
-feira? Vamos paralisar no dia 25/04 (uma quarta -feira)... e a quinta -feira e a
sexta -feira? Temos um feriado no dia 01/05 ( ter ça-feira), vamos decretar ponto
facultativo na segunda -feira?
O problema não é Cuité... nem são os nossos alunos... o problema é geral... e a
solução é a educação.
Att.
Professor Mestre Lauro Xavier Neto, reforçou também, por email.
Prezados/as,
estamos na luta, de maneira concreta, por melhorias nas condições da educação e de
organização da sociedade. Conclamamos todos/as servidores/as a participarem mais das
atividades sindicais e das organizações políticas. Temos participado da luta pela
Ficha Limpa (desde a coleta de assinatura, bem como ações na Justiça Eleitoral com o
intuito de barrar políticos corruptos do Curimataú, pois acreditamos que a corrupção
também prejudica a educação na região).
Estamos participando ativamente da Campanha pelos 10% do PIB para a educação
pública, realizamos alguns debates e o plebiscito aqui na região.
Estamos, junto com a ADUFCG, numa luta diuturna por melhores condições de trabalho,
como também estamos engajados nas pautas mais amplas, inclusive dos professores da
educação básica.
Acreditamos que todos esses enfrentamentos devem acontecer de maneira concreta,
real, com muita mobilização e participação efetiva de todos/as. O Sindicato é uma
das formas de participar destas lutas para que possamos construir, coletivamente,
uma outra universidade, uma outra educação e um outro mais país, mais justo e
solidário,
saudações.
Professor Pernambucano Lauro Xavier da uFCG-Cuité.
Blog rafaelrag
Ciências e Educação
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