quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Aula 08 de Introdução à Física, Leis de Newton, ministrada pelo Professor Rafael, acontecerá nesta quinta, 15, dia do professor

 



Hoje, 15 de outubro, dia do professor, às 18:40/h,  iniciaremos a Live da aula 08, remota de introdução à Física, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, da UFCG, campus Cuité, dentro da programação do Regime Acadêmico extraordinário (RAE),  transmitida pelo blog rafaelrag,  ciências e educação.

SNCT 2020 de 17 a 23 de Outubro

A  aula 09 de introdução à Física, será na próxima segunda-feira, 19, a partir das 12:10h,  será cadastrada como uma das atividades da 17a. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Iremos fazer o experimento de verificação das leis de Newton.

Teremos a participação da bolsista quilombola Maria Vitória do quilombo Caiana dos Crioulos.
A Força de atrito é Responsável por você Caminhar. 

Questão do ENEM 2013. Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

Resposta

Usando a terceira lei de Newton de ação e reação fica fácil de encontrar resposta. Os pés empurra o piso para trás e pela força de atrito de reação, o piso empurra a pessoa para frente. Desta forma vemos que a força de atrito tem a direção da rampa e o mesmo sentido do deslocamento.  Vídeo sobre a determinação do coeficiente de atrito estático, a quem interessar clique em
http://rafaelrag.blogspot.com.br/2016/05/estudantes-da-disciplina-de.html

Solução
Iniciamos colocando as forças que atuam na tábua, o peso, as forças de normais, devido ao contato na parede(Força vertical) e no pino (Força horizontal).
Veja mais detalhes sobre outras soluções no seguinte  LInk


Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário