quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Aula 15-Instrumentação II-Professor Rafael-UFCG-2020.2. Transformação de energia eletromagnética em energia mecânica, nesta quinta, 12


Na aula 15 da disciplina de Instrumentação II, ministrada pelo professor Rafael-UFCG-campus Cuité, período atrasado 2020.2, tendo a demonstração da transformação de energia eletromagnética em energia mecânica e algumas questões de Magnetismo, nesta quinta-feira, 12 de agosto. Continuação da lista de exercícios V. 

Nesta foto, vemos duas lâmpadas ligadas em paralelo. A ddp é a mesma e a corrente elétrica i que chega no circuito se divide em duas correntes(i=i_1+i_2). As potências elétricas em cada lâmpada, no circuito com associação em paralelo, são dadas por P_1=(V_1)^2/R_1 e P_2=(V_2)^2/R_2. Com V_1 sendo a ddp ou tensão elétrica da primeira lâmpada. Note que i=V/R_eq, com R_eq a resistência elétrica equivalente sendo o produto dividido pela soma da resistência elétrica de cada lâmpada. A resistência elétrica da lâmpada pode ser medida diretamente com um ohmímetro ou medindo as leituras de um amperímetro e um voltímetro.
Amanhã,  sexta-feira, faremos novas aplicações do eletromagnetismo.

 Veja o vídeo colorido, parte  da aula da última sexta-feira.

Veja  outras demonstrações, a quem interessar clique em 


http://rafaelrag.blogspot.com/2021/05/eletromagnetismo-ao-alcance-da-educacao.html?m=1/


Veja um circuito simples com uma única lâmpada ligada em uma bateria de 12\V.



Campo Elétrico de uma Partícula com carga elétrica 


Refazer os cálculos.
 


Campo Magnético

Linhas de Força-magnetismo- a bússola  e um ímã
Campo magnético de um Ímã

Ímã gera um campo magnético em trono dele, tendo dois polos, em suas extremidades, um é denominado de polo Norte e o outro de polo Sul. Polos diferentes exercem força magnética  de atração e polos de mesmo nome serão repelidos pela 
força magnética. 
Essas linhas de força de um ímã podem serem visualizadas utilizando limalhas de ferro em cima de um folha, tendo um ímã por baixo.

Continuação da Lista V

8-ENEM(2012). Questão 61.

A eficiência das lâmpadas pode ser comparada utilizando a razão, considerada linear, entre a quantidade de luz produzida e o consumo. A quantidade de luz é medida pelo fluxo luminoso, cuja unidade é o lúmen (lm). O consumo está relacionado à potência elétrica da lâmpada que é medida em watt (W). Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 40 W emite cerca de 600 lm, enquanto uma lâmpada fluorescente de 40 W emite cerca de 3 000 lm.

Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).

A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é

  1. A
     

    maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz

  2. B
     

    maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.

  3. C
     

    menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.

  4. D
     

    menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.

  5. E
     

    igual a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que consome a mesma quantidade de energia. 


9- ENEM(2013). Questão 85. Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6 A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5 cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 x 102N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição do equilíbrio a uma velocidade média de 5m/s e atingirá a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta.


Determine a intensidade do campo magnético, para que o dispostivo funcione corretamente.

Atenção.
Lembre-se que o x dentro de uma circunferência significa, que o campo magnético é perpendicular a folha e está penetrando(indicando a origem do vetor). Quando for um ponto dentro de uma circunferência, significa que o campo magnético é perpendicular a folha e está saindo(indicando a extremidade do vetor).

10-ENEM(2020)-Questões 95.




Para revisar os conceitos de Oscilações e Ondas, clique em


Blog rafaelrag

4 comentários: