Na aula 24 da disciplina de Instrumentação II, resolveremos algumas Questões do ENEM sobre ondas eletromagnéticas. UFCG-2020.2-Professor Rafael, nesta sexta-feira, 10 de setembro.
Veja um vídeo da antiga disciplina de instrumentação III do curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, período letivo 2019.2, ministrada pelo professor Rafael Rodrigues. Ele fala sobre as 4 equações de Maxwell, que descrevem a teoria de unificação do eletromagnetismo.
Vimos que a Eletrostática estuda os fenômenos elétricos associados a corpos eletrizados fixos com cargas elétricas positivas e negativas.
Neste vídeo o professor Rafael revisa a lei de forção elétrica para um par de partículas carregadas.
A lei de força elétrica formulada por Coulomb fornece o módulo da força elétrica para um par de partículas carregadas. Ela não vale para corpos eletrizados de dimensões maiores do que uma partícula.
Veja um vídeo da disciplina de Instrumentação II da UFCG-2020.2 tendo questões do ENEM sobre ondas eletromagnéticas. Refazer as questões da aula 17 sobre a onda de matéria de De Brogle,
Refazer a seguinte questão de onda eletromagnética e concluir..
De Broglie propôs, em sua tese de doutorado, em 1923, que assim como a Luz se propagando se comporta como uma onda e quando interage com a matéria se comporta como se fosse composta de partícula(Fóton), uma partícula poderia ter um comprimento de onda, dado por
λ=h/p,
sendo h a constante de Planck,
p=mv,
massa vezes a velocidade, denominado de momento linear ou quantidade de movimento.
A ideia de De Broglie foi a seguinte. Assim como existe a dualidade onda-partícula para a Luz, na Natureza pode existir uma partícula com as propriedade de interferência e difração, tendo um comprimento de onda igual a constante de Planck(h) dividida pelo momento linear (p=mv).
Refazer as Questões de Ondas abaixo.
Nesse experimento para verificar a natureza ondulatória da radiação de um micro-ondas, anotou-se a frequência de operação de um forno de micro-ondas e, em seguida, retirou-se sua plataforma giratória. no seu lugar foi colocado uma travessa refratária com uma camada de grossa de manteiga. Depois disso, o forno foi ligado por alguns segundos. Ao se retirar a travessa refratária do forno, observou-se que havia 3 pontos de manteiga derretida alinhadas sobre toda a travessa. Parte da onda estacionária gerada dentro do forno é ilustrada n figura. De acordo com a figura, que posições correspondem a dois pontos consecutivos de manteiga derretida?
a) I e III. b) I e V. c) II e III. d)II e IV. d) II e V
Solução
Os pontos na manteiga derretida ocorrem nos pontos de interferências construtivas das ondas estacionárias dentro do forno de micro-ondas, proporcionando um ganho de amplitude e intensidade. Neste momento, ocorrerá uma transferência de energia à manteiga. Neste caso, vemos três regiões de interferência construtiva, I, III e V. Portanto, os dois pontos consecutivos de manteiga derretida são I e III. Resposta item a) .
Questão 86, sobre onda eletromagnética. ENEM 2015.
Solução
Nesta questão usamos a equação fundamental da onda, v=λf, com v sendo a velocidade da onda, λ o comprimento de onda e f a frequência.
Utilizando o valor de v, como sendo a velocidade da luz no vácuo, v=c=300.000km/s, na faixa de radiação ultravioleta UV-B, podemos calcular os valores de comprimento de onda mínimo e máximo.
Frequência máxima: f_máx=1,03x 1015Hz e Frequência mínima: f_mín=9,34x 1014Hz
Como as frequências estão em Hz(hertz), transformando a velocidade da luz para o SI, ou seja,
c=300.000km/s=3x105x103m/s= 3x108m/s
λ_mín=c/f_máximo =(3x108)/1,03x 1015=(3/1,03)x108x10-15=2,91x10-7
=291x10-9m=291nm
Pois, 1nm =10-9m.
Analogamente, obtemos:
λ_máx=c/f_mínimo =(3x108)/9,34x 1014=321nm.
Portanto, o espectro de absorção ocorre entre os comprimentos de onda
λ_mínimo=291nm e λ_máximo=321nm. Neste caso, a resposta é o item b.
Função de onda senoidal
u(x,t)=Asen(kx-ωt),
representa uma onda senoidal se propagando para a direita, com A sendo a amplitude da onda, o comprimento de onda e o vetor-número de onda estão relacionado por, λ=2𝜋/k. Nesta aula, usando a equação de onda unidimensional, demonstramos que velocidade da onda é v=ω/k.
Lembre-se que v=λ/T, sendo T o período da onda. A frequência é o inverso do período f=1/T.
(UECE/2017) Considere um forno micro-ondas que opera na frequência de 2,45 GHz. O aparelho produz ondas eletromagnéticas estacionárias no interior do forno. A distância de meio comprimento de onda, em cm, entre nodos do campo elétrico é, aproximadamente
A) 2,45
B) 12
C) 6
D) 4,9
Resolução:
Uma equação de grande uso na ondulatória é
V = λ. f , onde V = velocidade da onda eletromagnética (3 x 108 m/s)
Um cuidado: a frequência está em GHz e deverá ser usada em Hz (basta multiplicar por 109).
Então:
3 x 108 = λ . 2,45 x 109 (em Hz)
λ = 3 x 108/ 2,45 x 109
λ ≅1,22 x 10-1 m
λ ≅ 0,122 m
Complete.
Blog rafaelrag
Ok jessila
ResponderExcluirOk, Diniz Raimundo.
ResponderExcluirok
ResponderExcluirMariely