Páginas

sábado, 3 de julho de 2021

PROJETO CIENTÍFICO E RELATÓRIO TÉCNICO


Professor Rafael Rodrigues em sua sala, no prédio dos ambientes de professores da UFCG, campus Cuité.

Como orientação para os estudantes das disciplinas que exigem um relatório técnico científico, o professor Rafael Rodrigues decidiu escrever uma síntese da estrutura de um projeto. Na disciplina de instrumentação e ciência da Natureza e suas tecnologias do curso de licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, é solicitado ao estudante elaborar um projeto do kit. Após a execução do experimento com materiais alternativos é feito um relatório.

Se ele não fez o projeto, deve escrever o relatório completo. Se ele fez o projeto, no relatório, basta fazer uma descrição experimental e colocar os resultados, tabelas, gráficos e a conclusão.

O que é um projeto científico? Um projeto é a previsão planejada de algo a ser executado. O projeto científico é baseado na pesquisa de temas da ciência.

O ato de pesquisar não é simplesmente a aplicação de uma técnica científica. Se faz necessário da elaboração de um projeto, para que o trabalho seja feito de maneira organizada, ganhando em vários aspectos: o tempo, recursos, etc.

Para elaborar um projeto devemos responder as seguintes perguntas:

Fazer o que?(Tema) Para que?(Objetivos) Para quem?(Clientela) Como fazer?(Metodologia) Quanto tempo gasto?(cronograma) Quanto custa?(Orçamento) Consultar o que? (Bibliografia)

Portanto, em um projeto científico temos as seguintes etapas:

1-Explicar porque irá fazer o projeto

2-Fundamentação teórica

3- Objetivos

4- Materiais utilizados

5- Metodologia

6- Cronograma

7- Orçamento

8- Bibliografia

Neste plano de estudo está incluído as hipóteses e a meta a ser cumprida, o plano detalhado da pesquisa visando alcançar os objetivos traçados.

A UFCG está com o semestre letivo 2020.2, tendo as aulas ministradas nesse ano 2021. O professor Rafael Rodrigues está ministrando aulas remotas de duas disciplinas: instrumentação e ciência da Natureza e suas Tecnologias I e II. As aulas pela manhã, terça-feira e quinta-feira, tendo assuntos das 1a. e 2a. séries do ensino médio e à noite na quinta feira e sexta feira, sobre a Física da 3a. série do ensino médio. As suas aulas estão disponíveis no blog ciências e educação.


Blog rafaelrag

Um comentário: