Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Aula 10 de introdução à Física, sobre trabalho e energia. UFCG, período 2020.3, ministrada pelo professor Rafael.

 Nesta segunda-feira, 26 de outubro, às 20:20h, teremos aula de introdução à Física, no nível do ensino médio, sobre trabalho mecânico (W)e energia mecânica. acadêmico extraordinário-RAE-UFCG, período 2020.3, ministrada pelo professor Rafael.
Considere uma força constante atuando sobre um corpo de massa M, deslocando de uma distância d, neste caso o trabalho mecânico (W) torna-se: 

W=Fd cos(𝝰).



Quando a força variar com a distância, o trabalho será igual a área abaixo da curva F versus d, ou seja,

 w=Área.

Unidade no SI: J(Joule).

Será visto também os princípios de conservação da energia e do momento linear.

A  energia potencial gravitacional E_pg é equivalente ao sistema realizar trabalho, ou seja, ela representa o trabalho realizado pela força peso(P=mg)  para deslocar um corpo sob ação da gravidade. 

E_pg=mgh.
Unidade no SI: J(Joule).

A equação da energia potencial depende do sistema em estudo. No caso, da energia cinética a equação tem a mesma forma para um corpo de massa m, em movimento,  multiplicada pelo quadrado da sua velocidade e dividido por 2.
Unidade no SI: J(Joule).

Atenção! Se a massa for medida em grama e a distância em centímetro, a força será medida em dina e o trabalho em erg. Elas estão relacionadas por 
1J=107erg e 1N=105dina, ou seja,
1erg= 10-7J   e     1dina = 10-5N

 Teorema Trabalho-Energia

No sistema com forças conservativas, o trabalho mecânico é igual a variação da energia potencial.

Energia Mecânica

A energia mecânica total é a soma de duas parcelas: energia cinética (Ec) e energia potencial (Epg). Desprezando o atrito, a energia mecânica Eé conservativa, ou seja, a energia potencial se transforma em energia cinética e vice-versa, sem mudar o valor da soma de ambas parcelas. Escolhendo dois pontos A e B, podemos escrever a lei de conservação:

 EM(A) =  EM(B),

com

EM = Ec + Epg

Acesse o blog ciências e educação, para assistir as aulas ao vivo.






Veja mais imagens








  




A  energia potencial gravitacional E_p é equivalente ao sistema realizar trabalho, ou seja, ela representa o trabalho realizado pela força peso(P=mg)  para deslocar um corpo sob ação da gravidade. 

E_p=mgh

A equação da energia potencial depende do sistema em estudo. No caso, da energia cinética a equação tem a mesma forma para um corpo de massa m, em movimento,  multiplicada pelo quadrado da sua velocidade e dividido por 2.

 

No sistema com forças conservativas, o trabalho mecânico é igual a variação da energia potencial.




Teorema do trabalho energia para forças conservativas

  

Integral de uma  função de uma variável real.






Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário