quinta-feira, 8 de julho de 2021

UFCG-2020.2-Respondendo a pergunta. Do que a matéria é composta? Disciplina de Instrumentação II, professor Rafael-Aula 05



Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité

Respondendo a pergunta do que a matéria é composta? Durante a aula da disciplina de Instrumentação e Ciências da Natureza e suas Tecnologias II do Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité, período 2020.2, cuja aula foi ministrada pelo professor Rafael Rodrigues. Amanhã, sexta-feira, 9 de julho,  teremos a aula 06. Estarei tirando dúvidas das 20h às 22h.

Átomo vem do Grego e significa indivisível. Isso era o que Dalton dizia, em 1803.
Mas, Thompson mostrou que o modelo de Dalton estava errado. O átomo é divisível em partículas menores. A ciência é assim, uma verdade hoje pode não ser amanhã.

A palavra átomo em Grego significa indivisível. Dalton acreditava que a esfera maciça invisível, representando a menor porção da matéria era indivisível e, por isso, chamou de átomo.

Em 1897, Thompson descobriu os elétrons. Em 1911, Rutherford e equipe descobriram o núcleo com partículas com cargas elétricas positivas. Em 1919, o próprio Rutherford descobriu os prótons. Em 1932, James Chadwick descobriu os Nêutrons sem carga elétrica.

Na década de sessenta foi descoberto que as partículas que compõem o Núcleo: os Nêutrons e Prótons tinham estruturas, sendo cada uma delas compostas por 3 quarks.

O elétron continua indivisível, sendo até o momento, uma partícula fundamental.

 


A aula 05 de Instrumentação e Ciência da Natureza e suas Tecnologias II do período 2020.2, hoje, 08 de Julho de 2021, curso de Licenciatura em Física da UFCG, campus Cuité, ministrada pelo Professor Rafael Rodrigues é parte da Live-21 da disciplina do RAE-UFCG de Introdução à Física. 

Veja como foi a Aula 04. O que significa ligar um ferro elétrico na tomada, em uma residência na Paraíba, tendo uma tensão de 220V? 

7 comentários: