sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Aula 07 de introdução à Física da UFCG, campus Cuité, Questões de Dinâmica, acontecerá nesta sexta, 9

 


A aula 07 de introdução à Física será hoje, 9, a partir 9:50h, sendo transmitida pelo blog rafaelrag, ciências e educação. O .professor Rafael Rodrigues irá resolver questões de dinâmica: aplicações das leis de Newton.

A partir das 12h, teremos o programa informativo GEMAG, na rádio Piemonte FM, transmitido pelo Facebook e blog rafaelrag, apresentado pelo professor Rafael Rodrigues. Ligue ou envie sua mensagem.

A aula de mecânica quântica I será hoje, 9, a partir das 21:10h.

 









A Força de atrito é Responsável por você Caminhar.

Questão do ENEM 2013. Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?

Resposta

Usando a terceira lei de Newton de ação e reação fica fácil de encontrar resposta. Os pés empurra o piso para trás e pela força de atrito de reação, o piso empurra a pessoa para frente. Desta forma vemos que a força de atrito tem a direção da rampa e o mesmo sentido do deslocamento. Vídeo sobre a determinação do coeficiente de atrito estático, a quem interessar clique em
 
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário