quarta-feira, 9 de setembro de 2020

RAE-UFCG-2020.3. Veja Como foi a Terceira aula de Mecânica Quântica I do Professor Rafael. Veja os vídeos.

 Blog ciências e educação, editado pelo professor Rafael, divulgando também as aulas remotas de Física da UFCG, na disciplina de introdução à Física, no nível do ensino médio. Início: 11-9-20, às 8h. Uma oportunidade para os estudantes da rede pública assistirem aulas teóricas e práticas com materiais de baixo custo.

A 4a. aula de mecânica quântica I será nessa quinta-feira, das 20:10h às 22h. Na terceira aula de Mecânica Quântica(MQ) I  foi demonstrado o teorema de fatoração do operador energia  Hamiltoniano, para sistemas quânticos não relativísticos em uma dimensão, proposto pelo Indiano Sukumar, em 1985(J. Phys. A: Math. and General). A MQ não relativística é baseada no operador energia(Hamiltoniano) sendo a soma do operador energia cinética como a energia potencial. Esta é denominada em MQ de simplesmente potencial. O sistema quântico é caracterizado pelo seu potencial.

O professor Rafael apresentou o método de fatoração em mecânica quântica generalizado, escrevendo o operador Hamiltoniano em termos de dois operadores diferenciais de primeira ordem mutuamente adjuntos. Mostrou as aplicações para o oscilador quântico unidimensional, em termos dos operadores escadas de levantamento e abaixamento da álgebra de Heisenberg. O problema de dinâmica da equação de Schrödinger é transformado em um problema de de cinemática dos operadores escada do oscilador quântico.

Após fazer uma revisão de equação diferencial ordinária(EDO) homogênea de segunda ordem e coeficientes constantes, foi feito aplicações para a partícula em uma Caixa e a barreira de potencial.

Destaque da 3a. aula de mecânica quântica I.

 

 Veja a aula de Mecânica Quântica completa. 


Veja mais imagens




Reflexão total da onda incidente em uma barreira de potencial com energia total menor do que a energia potencial.
















 Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário