quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Aula 11 de Introdução à Física. RAE-UFCG. Professor Rafael, nesta quinta, 05

 Estamos iniciando a aula 11 de introdução à Física. Professor Rafael Rodrigues(UFCG, campus Cuité), nesta quinta-feira, 5 de novembro, às 10:20h.

Aplicações do princípio da conservação da energia mecânica: energia cinética, energia e potencial gravitacional visto na aula 10. 

 Desprezando o atrito, a energia mecânica Eé conservativa, ou seja, a energia potencial se transforma em energia cinética e vice-versa, sem mudar o valor da soma de ambas parcelas. Escolhendo dois pontos A e B, podemos escrever a lei de conservação:

 EM(A) =  EM(B),

com

EM = Ec + Epg

A equação da energia potencial gravitacional: E_pg=mgh


Energia cinética  para um corpo de massa m, em movimento,  multiplicada pelo quadrado da sua velocidade e dividido por 2.

Na aula de hoje, introduziremos o conceito de energia potencial elástica para um sistema massa-mola, em que a força varia com a posição.

Resolveremos algumas questões de Energia que caíram no ENEM.

Sistema de oscilador massa-mola. Energia Potencial Elástica: o gráfico é uma parábola centrada na origem, com a concavidade voltada para cima. Pois, o coeficiente do termo quadrático é positivo.

Gráfico da energia potencial elástica.

Gráfico da energia cinética do oscilador massa-mola: é uma parábola com a concavidade voltada para baixo. Pois, o coeficiente do termo quadrático é negativo.

Questão do ENEM 2015.

Antes é preciso deduzir o alcance D, no lançamento obliquo de um projétil.  





Veja mais





Questão. Dado o gráfico da energia potencial elástica em função da posição de um sistema conservativo, deduzir a energia cinética, em x=4m. Nesta questão, usando a lei de conservação da energia mecânica total, temos: 

Questão de um bloco de massa m e velocidade v se chocando com uma mola de constante elástica k. Considerando que não há atrito entre o bloco e  a superfície de contato, determine a máxima deformação da mola.





Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário