quarta-feira, 10 de março de 2021

Do que a matéria é composta? Respondendo a pergunta na aula da disciplina de Instrumentação II do Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité

Respondendo a  pergunta do que a matéria é composta? Durante a  aula da disciplina de Instrumentação e Ciências da Natureza e suas Tecnologias II do Curso de Licenciatura da UFCG, campus Cuité, período 2020.1, cuja aula foi ministrada pelo professor Rafael Rodrigues, no dia 9-3-21..

Átomo vem do Grego significa indivisível. Isso era o que Dalton dizia, em 1803.
Mas, Thompson mostrou que o modelo de Dalton estava errado. O átomo é divisível em partículas menores. A ciência é assim, uma verdade hoje pode não ser amanhã.

A palavra átomo em Grego significa indivisível. Dalton acreditava que a esfera maciça invisível, representando a menor porção da matéria era indivisível e, por isso, chamou de átomo.

Em 1897, Thompson descobriu os elétrons. Em 1911, Rutherford e equipe descobriram o núcleo com partículas com cargas elétricas positivas. Em 1919, o próprio Rutherford descobriu os prótons. Em 1932, James Chadwick descobriu os Nêutrons sem carga elétrica.

Na década de sessenta foi descoberto que os Nêutrons e Prótons com estruturas, com cada uma delas compostas  por 3 quarks. 

O elétron continua indivisível, sendo até o momento, uma partícula fundamental. 

 

Aqui apresentamos parte da Live da aula 5, da disciplina de Instrumentação II, que teve duração de 3h,  realizada ontem, terça-feira, 9 de março, a partir das 11h, sendo direto da casa do professor Rafael Rodrigues, em Alagoa Grande. 

 Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário