terça-feira, 18 de julho de 2017

PROGRAMAÇÃO DA SBF NA 69ª REUNIÃO DA SBPC, NA UFMG

A Sessão Solene de Abertura da 69ª Reunião Anula da  SBPC ocorreu no dia 16/07, a partir das 18h, no Auditório Nobre do CAD 1, no campus Pampulha da UFMG (Av. Antonio Carlos, 6627).

Programação geral do evento, a quem interessar clique em  

PROGRAMAÇÃO DA Sociedade Brasileira de Física (SBF) 

Dia 17/07
 
1) CONFERÊNCIA - 10h30/12h00
 
O EFEITO UNRUH E SUA OBSERVAÇÃO (SBF)
Conferencista: George Emanuel Avraam Matsas (UNESP)
Apresentador: Oscar Mesquita (UFMG)
CAD 2 - Sala C 407
 
 
2) MESA REDONDA - 15h30/18h00
 
NANOESTRUTURAS DE CARBONO: A PRÓXIMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA?
(SBQ, SBF, SBPMat) (SBPC Inovação)
Coordenador e palestrante: Aldo José G. Zarbin (UFPR)
Palestrantes: Glaura Goulart Silva (CTNanotubos) e Marcos
Assunção Pimenta (UFMG)
CAD 2 - Sala B 412
 
 
Dia 18/07
 
CONFERÊNCIA – 10H30/12H00
1) ONDAS GRAVITACIONAIS (SBF)
Conferencista: Odylio Denys de Aguiar (INPE)
Apresentador: Sergio Barbosa Duarte (CBPF)
CAD 2 - Sala C 407

2) ASSEMBLEIA GERAL DA SBF (SBF) - 18H00/20H00
Coordenador: Belita Koiller (UFRJ)
CAD 2 - Sala B 304
 

DIA 19/07
 
SESSÃO ESPECIAL – 13H00/15H00

HOMENAGEM AO PROF. RAMAYANA GAZZINELLI (SBF)
Coordenador: Belita Koiller (UFRJ)
Palestrante: Alaor Silvério Chaves (UFMG)
CAD 2 - Sala B 304
 

MINI CURSO - De 18 a 21 - das 08h00 às 10h00
 

MC-06 - NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE FÍSICA PARA OS NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR (SBF)
Ministrantes: Arnaldo de Moura Vaz (UFMG) e Elmo Salomão Alves (UFMG)
Ementa: Serão apresentadas atividades de ensino orientadas pela pesquisa. São exemplos de solução para o problema da aprendizagem de física básica por estudantes com habilidades cognitivas e origens sócio educacionais diferentes. Focaremos no uso de materiais e estratégias, não nas teorias por traz de sua invenção e aprimoramento. Porém, também daremos subsídios a quem quiser saber como reelaborar esses recursos; ou a quem quiser vir a conhecer os ciclos de formulação teórica, ensaio experimental, análise e avaliação de resultados, revisão dos pressupostos e novos ensaios que eles envolvem.
Público alvo: Geral
CAD 1 - Sala 210

Apresentação

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá de 16 a 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG.

Leia mais
Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Na semana anterior ao início da Reunião Anual, ocorrerá a SBPC Educação, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental e médio.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.



Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário