sexta-feira, 21 de julho de 2017

Inscrições abertas para a olimpíada brasileira para escolas públicas, edição 2017

Ontem, quinta-feira, 20 de julho,  o professor Rafael Rodrigues, coordenador do projeto de extensão da UFCG, aspectos matemáticos da Física no ensino médio de Cuité,  divulgou a abertura de inscrição da olimpíada brasileira de Física para escolas públicas, na escola estadual de ensino fundamental Vidal de Negreiros de Cuité. As provas da 1a. fase acontecerão no dia 8 de agosto. Acontece que os estudantes do 9o. ano ainda irão iniciar os estudos de Física a partir de agosto, o que acontece na maioria das escolas da Paraíba, no início do ano letivo é estudado Química deixando Física para o segundo semestre.


OBFEP 2017

A olimpíada brasileira para escolas públicas 2017 (OBFEP) visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.
Inscrições de 18 a 30 de julho. Provas da 1a. fase dia 8 de agosto.

Visa-se, assim, com a OBFEP, o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais:

a)  Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica;

b)  Promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência;
c)  Ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais;
d)  Ampliar canais de colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, sociedades científicas e escola públicas;
e)  Fomentar a integração entre escola e comunidade.


Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização da OBFEP, tem sede na Cidade Universitária da USP em S. Paulo  sendo uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os físicos brasileiros e tem entre suas finalidades criar condições que propiciem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.


 Veja mais imagens













Blog rafaelrag com a  Coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário