segunda-feira, 17 de julho de 2017

Fim do racionamento em Campina Grande será adiado, informa Cagepa

Devido à baixa vazão de água que está entrando no açude de Boqueirão, o racionamento, previsto para ser encerrado no início do mês de agosto, deve ser adiado por mais 60 dias.
Foi o que informou o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses, em entrevista à Rádio Campina FM, nesta segunda-feira, 17.
                                 Foto: Paraibaonline
De acordo com Ronaldo, atualmente está entrando no Epitácio Pessoa (Boqueirão) apenas um centímetro por dia e o fim do racionamento só será possível quando a entrada da água for maior que a saída e quando o manancial atingir 8,2% de sua capacidade, que é quando sai do volume morto.
– Para que isso aconteça é preciso que a quantidade de água que chega ao açude seja maior que a saída. A vazão tem diminuído ao longo do mês de julho, e o fim do racionamento só será possível quando o açude atingir o volume morto. A previsão é que aconteça dentro de 60 dias. Naturalmente que isso pode modificar se houver chuvas ao longo do rio Paraíba e se a vazão da chegada ao manancial for normalizada. Atualmente Boqueirão está com 7,3% da capacidade e precisa acumular algo em torno de 3.970.977 metros cúbicos – explicou.
Ronaldo ainda falou sobre o motivo da vazão estar abaixo do esperado.
Segundo ele, o Ministério da Integração explicou que uma nova resolução vai tratar do gerenciamento ao longo do projeto da transposição.
– O ministro disse que estamos na chamada fase de pré-operação da transposição, que vai durar até março de 2018. É o período de condicionamento da obra onde, teoricamente, todas as falhas serão corrigidas. Foi nos informado que algumas estações elevatórias estão em manutenção e este seria o motivo da vazão ter diminuído, porque as empresas responsáveis estão trabalhando e vão reparar as falhas que existam ao longo do processo. Acredito que essa questão vai ser normalizada – disse.
Blog rafaelrag com Informações da Rádio Campina FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário