sexta-feira, 23 de março de 2012

Orçamento Democrático Estadual (ODE) e Secretaria de Mulheres realizam fórum temático sobre gênero, em Alagoa Grande. Parabéns para Petrucia, pelo seu aniversário, cantora da banda cearense Turbinadas do Forró.

HOJE, 23, E AMANHÃ, NA TERRA DO MAIOR PANDEIRO DO MUNDO SERÁ REALIZADO O FÓRUM TEMÁTICO SOBRE GÊNERO
A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e a Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual (ODE), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realizam, nesta sexta-feira (23) e sábado (24), o Fórum Temático “Mulheres e Políticas Públicas de Gênero”, no Centro de Treinamento do Estado, em Alagoa Grande. O evento faz parte do calendário de ações para o mês da mulher, promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Semdh.

Na foto, na entrada de Alagoa Grande, a homenagem a Jackson do pandeiro.
A subsecretária do ODE, Ana Paula Almeida, ressaltou a importância do evento dentro da dinâmica do ODE. “Nosso planejamento prevê momentos de formação como este, para as pessoas mais diretamente envolvidas com o trabalho do Orçamento Democrático, e o tema da igualdade de gênero é central para nosso trabalho”, afirmou. O fórum é voltado para conselheiros, gerentes regionais e equipe técnica do ODE das seguintes regiões: 1ª (João Pessoa); 2ª (Guarabira); 3ª (Campina Grande); 4ª (Cuité); 5ª (Monteiro); 12ª (Itabaiana); e 14ª (Mamamguape).

Ainda de acordo com Ana Paula, o evento reforça a necessidade de ações intersetoriais, que ampliem as políticas de gênero nas diferentes secretarias de Governo. “Precisamos formar gerentes e compartilhar com a sociedade civil o grande desafio que é o enfrentamento das desigualdades de gênero e a violência contra as mulheres”, disse.

A programação do fórum contará com mesas temáticas e grupos de trabalho. Mulheres quilombolas de Alagoa Grande e representantes de trabalhadoras rurais falarão sobre o legado de Margarida Maria Alves, líder sindical do município, assassinada por seu ativismo na defesa dos direitos de trabalhadores rurais, e de Penha Nascimento, sindicalista militante dos direitos das mulheres.

Entre os temas a serem discutidos no Fórum Temático estão: “Violência contra a mulher”; “Mulheres no poder: participação e controle social e geração de emprego e renda”; e “Autonomia econômica para mulheres”.

Programação

Sexta-feira (23)

18h – Jantar

19h30 – Acolhida e homenagem a Margarida Maria Alves e Penha Nascimento

20h – Mesa de Abertura:

- Gilberta Soares (Semdh)

- Ana Paula Almeida (ODE)

Mesa Temática: “As lutas das mulheres”

- Gilberta Soares (Semdh)

- Conselheira ODE

- Representante das Mulheres Quilombolas

- Representante Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais

21h – Intervenções da plenária

22h – Encerramento



Sábado (24)

6h30 – Café da Manhã

8h – Dinâmica de Acolhida

8h20 – Mesa Temática: “Mulheres e Políticas Públicas de Gênero”

10h30 – Debate

12h – Almoço

14h – Trabalhos de Grupo

Grupos

1– Violência contra a mulher

2 – Mulheres no poder: participação e controle social

3 – Autonomia econômica para mulheres: geração de emprego e renda

17h – Plenária de devolução dos grupos e encerramento.


Blog rafaelrag/Cristiano Alves com Paraiba.Pb.Gov.


PARABÉNS PARA PETRUCIA, PELO SEU ANIVERSÁRIO, ONTEM, 22, FILHA DE MARIA RITA, DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL NORMAL DE ALAGOA GRANDE 

Petrucia é cantora da banda cearense Turbinadas do Forró, que  deu um show no BNB Club em Alagoa Grande no  ano passado.

Blogs rafaelrag/Alagoa Grande1agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário