segunda-feira, 12 de março de 2012

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS (CBPF) TEM COLÓQUIOS NESTA TERÇA, 13.



Modelo de Ising Dinâmico: Reconstrução de Árvores Evolucionárias

Paulo Murilo Castro de Oliveira (UFF)
13 de Março de 2012, às 16 horas
Auditório do 6o. andar, CBPF


Na próxima terça (13), às 16 horas, o Ciclo de Colóquios do CBPF recebe Paulo Murilo de Castro Oliveira, professor do Instituto de Física da UFF, que traz como tema o uso do modelo de Ising dinâmico em simulações computacionais da dinâmica molecular, para a recontrução histórica de árvores evolucionárias.

Para aplicar o modelo à reconstrução evolucionária das espécies, se considerou que, se cada espécie atual teve sua origem na bifurcação de uma espécie ancestral em dois ramos distintos e se a atual diferença entre os dois ramos reflete o tempo passado desde a bifurcação que os gerou, é possível inferir cada bifurcação passada, comparando as várias espécies atuais, duas a duas, e medindo a distância (ultramétrica) de cada par. Dentre os possíveis métodos para a realização dessa “mágica”, o modelo de Ising dinâmico pretende ser mais um.

Paulo Murilo é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador 1A do CNPq. Com três livros publicados, tem como interesses de pesquisa transições de fase e sistemas dinâmicos em geral, e modelagem computacional de sistemas evolucionários.

Os encontros do Ciclo de Colóquios acontecem semanalmente, sempre às 16 horas, no auditório do 6. andar do CBPF, localizado na rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, próximo ao shopping Rio Sul. A programação do evento pode ser acompanhada em



Nenhum comentário:

Postar um comentário