Modelo de Ising Dinâmico: Reconstrução de Árvores Evolucionárias
13 de Março de 2012, às 16 horas
Auditório do 6o. andar, CBPF
Na próxima terça (13), às 16 horas, o Ciclo de Colóquios do CBPF recebe Paulo Murilo de Castro Oliveira, professor do Instituto de Física da UFF, que traz como tema o uso do modelo de Ising dinâmico em simulações computacionais da dinâmica molecular, para a recontrução histórica de árvores evolucionárias.
Para aplicar o modelo à reconstrução evolucionária das espécies, se considerou que, se cada espécie atual teve sua origem na bifurcação de uma espécie ancestral em dois ramos distintos e se a atual diferença entre os dois ramos reflete o tempo passado desde a bifurcação que os gerou, é possível inferir cada bifurcação passada, comparando as várias espécies atuais, duas a duas, e medindo a distância (ultramétrica) de cada par. Dentre os possíveis métodos para a realização dessa “mágica”, o modelo de Ising dinâmico pretende ser mais um.
Paulo Murilo é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador 1A do CNPq. Com três livros publicados, tem como interesses de pesquisa transições de fase e sistemas dinâmicos em geral, e modelagem computacional de sistemas evolucionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário