quarta-feira, 21 de abril de 2021

Questão de Inconfidência Mineira, neste dia de Tiradentes, 21 de abril


(IFBA/2018) Nos anos finais do século XVIII, uma série de medidas tomadas por Portugal tensionou as relações políticas entre alguns setores da população da colônia, proporcionando condições para algumas manifestações de insatisfação, tal qual a Inconfidência Mineira. A respeito desse movimento, assinale a afirmativa correta.

A) Movimento de ruptura com a metrópole que intencionava romper com a escravidão e proclamar a independência de todo o território brasileiro de Portugal.
B) Movimento de ruptura com a metrópole deflagrado, especialmente, por uma elite ilustrada que rejeitava o aumento dos impostos e a espoliação do fisco colonial.
C) Movimento de ruptura com a metrópole que pretendia romper os laços comerciais com Portugal, exigindo o livre comércio e a abertura dos portos às nações amigas.
D) Um levante bem-sucedido por meio do qual as classes mais baixas implantaram a república durante alguns anos, até quando foram vencidos pelos portugueses.
E) Um levante mal sucedido que ocasionou no enforcamento de vários inconfidentes, entre eles Tiradentes, que foi exemplificado por ser a principal liderança do movimento.

RESOLUÇÃO:
Na segunda metade do século XVIII, Marquês de Pombal elaborou um sistema de medidas que contribuiu para a crise do sistema colonial brasileiro. Dentre as medidas, a criação do “quinto” e da “derrama”, juntamente com o confisco de renda e de propriedade dos devedores de impostos, foi um dos principais motivos da Inconfidência Mineira.
Resp.: B

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário