terça-feira, 27 de abril de 2021

A HISTÓRIA DO RABO DA GATA DE ALAGOA GRANDE



O nome Rabo da Gata Certa tem história. Na minha pesquisa informal localizei a Comunidade Rabo da Gata no bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa. O Forró Rabo da Gata na cidade de Itaberaba, na Bahia. O Projeto Rádio Difusora Alô Rabo da Gata, em Crato no Ceará e a Comunidade “ Rabo da Gata” no Distrito de Juatama no município de Quixadá no Ceará. Mas, ainda insatisfeito com a minha pesquisa continuei e descobrir o que considerava inusitado. Existe uma tese de mestrado da Universidade do Estado do Mato Grosso, na área de linguística de autoria de Elaine Regina Franco Magro, intitulada “ Os efeitos de sentidos no nome Rabo da Gata: Em Estudo Semântico do acontecimento da linguagem”, defendida na cidade de Cáceres em 2016.

Certo dia num passado mais distante, eu estudante ia pegar o ônibus lotação aqui na Capital e uma senhora me perguntou se o ônibus passava no Rabo da Gata. E foi aí que eu soube que o Rabo da Gata fica no Valentina. Eu disse: Por quê esse nome Rabo da Gata. E a usuária do ônibus me disse: - É porque fica muito longe. Quando diz ele mora no Rabo da Gata, é porque o local é difícil acesso e esquecido pela Prefeitura.

Em Alagoa Grande, o povoado Rabo da Gata tem uma origem histórica. O proprietário rural Severino Ramalho tinha uma propriedade chamada jacu, distante três quilômetros do centro da cidade. No seu primeiro casamento com Maria de Albuquerque Mello (Merosa), filha do Coronel Luiz de Albuquerque Mello(Coronel Lolla) morando na antiga Casa Grande, chamada de Casa de Pedras, foi atacado por cangaceiros. Ele estava na casa com a mulher e sem armas começou a tocar num instrumento rústico chamado de Búzios e que chamou a atenção de um morador que foi pedir ajuda na cidade. Quando o pessoal chegou, incluindo Jorge Alemão, José Ramalho(seu irmão), Coronel Lolla, alguns políticos e pessoas respeitáveis da sociedade, para defende-lo dos cangaceiros, estes fugiram.

Depois deste episódio, sentindo-se desprotegido e isolado, Severino Ramalho incentivou a construção de casas de morada, no local onde antes só existia um caminho, e organizou a construção de uma estrada e uma futura avenida bem larga para a época no local que se tornou uma povoação que levaria o nome popular de Rabo da Gata, por causa da distância da cidade de Alagoa Grande. Posteriormente, com a urbanização o local passou a se chamar de Vila São João.

No local, com a urbanização foi construído um Grupo Escolar que recebeu o nome de Grupo Escolar Severino Ramalho, por iniciativa do ex-vereador Aucélio Marques Gouveia, para homenagear o fundador da Vila São João.

O fundador da comunidade Vila São João, Severino Ramalho, foi reconhecido também com as seguintes homenagens: Assentamento Severino Ramalho e Rua Severino Ramalho, na Vila São João(antiga Rabo da Gata). Mas a sua história não termina aí, pois o seu nome também está associado a história da criação do extinto Ginásio São José do Padre Hildon Bandeira. Mas aí é outra história.

Escritor Martinho Ramalho

Comentários
Martinho que história interessante! Nasci e me criei aqui é não sabia da origem da antiga, que se chamava: " Rabo da Gata". Quando eu era criança eu sempre perguntava aos mais velhos: por que essa rua tem o nome de Rabo da Gata? Ninguém sabia me responder, e hoje Martinho Ramalho relatou toda história do Rabo da Gata. 
Parabéns
!

Muito interessante essas informações sobre origens de localidades e ruas de nossa cidade, os antigos nomes infelizmente estão sendo substituídos por motivos eleitoreiros.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário