domingo, 18 de abril de 2021

A Quilombola Raiane de Caiana dos Crioulos foi Classificada no SISU 2021.1 para o curso de Ciências Sociais da UFCG


Raiane Silva Lima está de parabéns por ter sido a única quilombola de Caiana dos Crioulos   Classificada na chamada regular, no Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2021.1, para o curso de Ciências Sociais da UFCG, campus Sumé.  Ela é irmã da bolsista quilombola Daiane do curso de Educação do Campo, na UFCG, campus Sumé,

 Às vezes é melhor concorrer a vaga na opção de Cota

Raiane, que estudou o ensino fundamental na escola quilombola Firmo Santino da Silva e o ensino médio  na Escola Normal Estadual Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello de Alagoa Grande,  entrou através da Cota de Negro, pardo ou Índio. Se tivesse colocado em ampla concorrência, apesar de ter tido mais vagas,  não teria sido classificada na chamada regular.

Na ampla concorrência, a menor nota foi 518, 28. Na cota de Pardo, Negro e Indígena a menor nota foi 506,48 e a nota de Raiane no ENEM 2020 foi 508, 72.  

Há outros quilombolas na lista de Espera do SISU 2021.1.  O professor Rafael Rodrigues que tem divulgado a bolsa quilombola em Caiana dos Crioulos, tem dito que é preciso a UFCG e a secretaria de educação do município de Alagoa Grande fazer um trabalho de divulgação e incentivo para despertar o interesse de mais quilombolas.

Concurso de Beleza no Quilombo

Para matar a saudade segue a Festa da Consciência Negra 2016, tendo Raiane, Vitória e Josiane desfilando em um concurso de concurso de Beleza. Durante a comemoração do dia da Consciência Negra, no último domingo, 20 de novembro no quilombo Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande, Cida, presidente da associação quilombola coordenou o concurso de beleza na Terra de Jackson do Pandeiro. Este é um dos 25 municípios do Brasil com comunidade quilombola, sendo um dos maiores quilombos da Paraíba com 127 famílias que vivem da agricultura familiar. São 39 comunidades quilombolas vivendo em 25 municípios paraibanos. 
Veja mais imagens. 


A bolsista quilombola Iris Bezerra de Caiana do Agreste de Alagoa Grande faz o curso de Bacharelado em Ciências Sociais na UFCG, campus sede. No início ela pensava em cursar História,

3 comentários:

  1. Agente de saúde Elza de Caiana. Maravilha Professor Rafael, em saber que a Raiane foi super aprovada. Muito bem, parabéns para ela, que Deus dê saúde né, para conseguir concluir o seu curso.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns para Raiane. Muita força, para enfrentar os desafios, não desanimar e concluir o seu curso.

    ResponderExcluir