quinta-feira, 3 de abril de 2014

Professor: veja como criar debates online entre estudantes


Você precisa encontrar novas formas de entender seus alunos e fixar os conteúdos das aulas? Criar debates pode ser uma ótima solução! Veja como fazer isso
Muitos docentes sentem vontade de saber a opinião dos seus estudantes e incentivar discussões saudáveis, mas por falta de tempo durante as aulas acabam deixando essa ideia de lado. Com a internet, porém, isso é possível: professores podem criar discussões entre alunos nas redes sociais e estimular a troca de conhecimento e a argumentação. Se você deseja fazer isso, veja 10 dicas para criar debates online entre estudantes da forma mais proveitosa possível:
1 – Poste o conteúdo
Disponibilize na rede os conteúdos sobre o assunto a ser debatido com antecedência, assim os alunos poderão os ler e começar a formar opiniões antes de expô-las.
2 – Participe
Participe das discussões com frequência, seja para mediá-la ou para estimular a sua continuidade. Isso também é importante para que você a mantenha viva enquanto acreditar que ainda existem temas sobre o assunto a serem discutidos.
3 – Não tome partido
Deixe que a discussão flua, sem interferir com as suas próprias opiniões. O importante é deixar que os alunos tenham a experiência de debater, e não julgar seus pontos de vista como certos ou errados.
4 – Dê feedbacks
Depois da discussão, dê feedbacks públicos e privados, tomando sempre o cuidado de não expor de forma negativa os estudantes. Se alguma crítica tiver que ser feita sobre a escrita ou argumentos fracos, faça isso particularmente, sem desestimular o aluno.
5 – Estimule seus alunos a dividirem conteúdos
Faça com que os seus alunos sintam-se encorajados a dividir textos, imagens e material extra sobre a discussão, afinal toda a fonte de conhecimento é bem vinda.
6 – Monitore o que for dito
Viu que algum aluno falou uma informação incorreta? Corrija-o imediatamente na própria discussão. Dessa forma você evitará que o erro seja aceito como algo verídico e que discussões infundadas sejam estabelecidas.
7 – Mantenha o foco
Não deixe que o debate fuja do tema proposto. Sempre que isso acontecer, chame a atenção dos estudantes de volta para a ideia central. Por isso é importante que você esteja sempre presente, mesmo que seja apenas para monitorar o que é dito.
8 – Use frases que estimulam a continuidade do debate
Sempre que uma nova postagem for feita, replique com perguntas que estimulem os demais, como "qual é a opinião de vocês sobre isso?", "onde você conseguiu essa informação" e "todos concordam?" – dessa forma, a conversa se manterá viva durante mais tempo.
9 – Contribua você também
Você criou a discussão e, portanto, tem todo o direito de contribuir com ela também – mas, como já dissemos, sem expor a sua opinião. Ofereça conteúdos sobre pontos levantados.
10 – Não permita que as discussões se tornem pessoais
Como professor, é importante que você evite que as discussões deixem de ser didáticas e passem a ter caráter pessoal, com xingamentos e humilhações pela simples discordância entre alunos. Quando isso acontecer, interfira pedindo para que todos mantenham a calma e explique que esse tipo de atitude não leva a nada.
(Universia)
Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário