sexta-feira, 25 de abril de 2014

Chico César diz que governadores da PB imbecilizaram a cultura

Adendo do blog rafaelrag. Ouvi parte da entrevista na rádio  CBN, na quinta-feira, 24 de abril, e concordo com Chico César de que devemos valorizar a nossa cultura de cirandeiras, bandas de Pífano, repentistas, forró pé-de serra, etc. Quando um dos repórteres perguntou se ele concordava com as bandas contratadas pelo atual prefeito de João Pessoa, tendo como destaque as bandas de forró de plástico? Ele respondeu dizendo que não concorda.  
O secretário estadual de Cultura, Chico César, disse, na manhã desta quinta-feira (24), que gestões anteriores a do governador Ricardo Coutinho (PSB) imbecilizaram as políticas culturais. “Governos populistas colocaram em prática uma política de imbecilização da cultura, massacrando as políticas culturais. Vou citar Gilberto Gil: O povo sabe o que quer, mas o povo também quer o que não sabe”, disse o secretário.

 Chico César enfatizou que é necessário incentivar a música de qualidade e a cultura popular. Ele voltou a afirmar que não haverá espaço para as bandas de ‘forró de plástico’ em programações da Secretaria de Cultura, na gestão do governador Ricardo Coutinho.

 Em entrevista à CBN, Chico César destacou, ainda, que a gestão de Ricardo Coutinho reformou diversos equipamentos culturais e incentivou a cultura popular. “O teatro Santa Roza corria o risco de cair! Ficamos sem o teatro, mas precisávamos reformar. Também reformamos a Fundação Espaço Cultural. Duplicamos os recursos do Fundo de Incentivo à cultura e apoiamos a realização de diversos eventos da cultura popular”, disse ele.

 Chico César lamentou o abandono de diversos projetos culturais iniciados na gestão de Ricardo Coutinho como prefeito. “O Circuito Cultural das Praças, por exemplo, foi abandonado. Espero e torço que o empenho do prefeito Luciano Cartaxo transforme o Centro Histórico. Ele tem dinheiro para isso porque a presidenta Dilma Rousseff mandou os recursos específicos para isso”, finalizou Chico.

 Jãmarrí Nogueira - MaisPB
Blog rafaelrag com Cristiano Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário