sexta-feira, 11 de abril de 2014

LANÇAMENTO DO LIVRO QUE FAZ RELEITURA DO MAXISMO, ACONTECEU QUINTA, 10 DE ABRIL

Parabéns aos organizadores Jaldes Meneses e Rubens Lira do livro Marxismos na Contemporaneidade, com tópicos de política, economia e direito. O lançamento desta coletânea de artigo foi um sucesso, ontem, 10 de abril, na sede da ADUFPB, em JP. Compareceram Cida Ramos, Secretária de Desenvolvimento Humano do Estada da Paraíba, escritores, jornalistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação. 
O professor Rafael Rodrigues (UFCG, campus Cuité) entrevistou  o Jornalista Joseval Pereira e gravou também com os professores Jaldes Meneses  e Rubens Lira. Esta gravações irão ao ar no programa informativo GEMAG, domingo, das 11:30h às 13h, na rádio comunitária de Alagoa Grande, Piemontefm.blogspot.com.

O título do livro é “Marxismos na contemporaneidade: tópicos de política, economia e direito”. A obra é uma coletânea de artigos organizada pelos professores 
Jaldes Reis de Meneses e 

Rubens Pinto Lyra, ambos da Universidade Federal da Paraíba. O lançamento iniciou  às 17h, no Terraço Cultural da ADUFPB, localizado no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa.
Ao longo de 321 páginas, os nove artigos que formam o livro “Marxismos na contemporaneidade” buscam uma revisão do pensamento de Karl Marx sob o olhar moderno, analisam criticamente a sociedade atual e apontam perspectivas para o futuro. Eles abordam temas relacionados às áreas da teoria política, do direito e da economia, tomando como referencial para análise as diferentes tradições marxistas.
Os artigos assinados pelos economistas Nelson Rosas Ribeiro (professor do Departamento de Economia da UFPB) e Antonio Carneiro de Almeida Junior (doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR), por exemplo, tratam das crises econômicas que afetam as sociedades modernas e que estão associadas a uma crise global do capitalismo.
Já no universo das ciências políticas, os autores buscam aproximar o socialismo da democracia. Rubens Pinto Lyra e José Antonio Spinelli – respectivamente, professores dos programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPB – analisam, cada um a seu modo, a experiência soviética de aplicação do pensamento marxista. O primeiro enfoca a crítica do teórico alemão Karl Kautsky ao bolchevismo (teoria adotada por Lenin e Stalin) e o segundo, as tradições marxistas inspiradas em Leon Trotsky e Rosa Luxemburgo.
Ainda na política, o historiador Jaldes Reis de Meneses (professor do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB) trata do tema “hegemonia com contrato”, analisando a contribuição de Carlos Nelson Coutinho, principal divulgador no Brasil das obras do húngaro Georg Lukács e do italiano Antonio Gramsci.
Outros artigos abordam a obra de Marx do ponto de vista jurídico. É o caso dos trabalhos escritos pelo advogado Enoque Feitosa (professor-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da UFPB) e pela assistente social Cláudia Gomes (professora da Pós-Graduação em Serviço Social da UFPB). Eles tratam do direito à luz do marxismo e de seus seguidores, todos críticos de visões liberais.
As contribuições do marxismo para o atual contexto da sociedade moderna são destacadas em dois textos: o do filósofo Ivo Tonet (professor do curso de Pós-Graduação em Serviço Social da UFAL), que ressalta a atualidade do pensamento de Marx ao vincular o conhecimento à transformação social, e o do bacharel em Direito Fernando Magalhães, que propõe o “renascimento da proposta comunista”.
Segundo o sociólogo Marcelo Ridenti (professor da Unicamp e pesquisador do CNPq), que assina o prefácio do livro, o leitor encontrará nessa coletânea de artigos contribuições diversas e poderá avaliar os alcances das tradições marxistas em geral “para decifrar os enigmas do mundo de hoje e de sua transformação”.

Título: “Marxismos na contemporaneidade: tópicos de política, economia e direito” (Editora Universitária da UFPB, 321 páginas)
Organizadores: Jaldes Reis de Meneses e Rubens Pinto Lyra
Autores: Antonio Carneiro de Almeida Junior, Cláudia Gomes, Enoque Feitosa, Fernando Magalhães, Ivo Tonet, Jaldes Reis de Meneses, José Antonio Spinelli, Nelson Rosas Ribeiro e Rubens Pinto Lyra.
Lançamento: dia 10 de abril, quinta-feira, às 17h, no Te
rraço Cultural da Adufpb, localizado no Centro de Vivência do campus I, em João Pessoa.
  
                                Cida Ramos
                                        Professor Aderson com o livro do professor Rafael

 Clique em mais informações para ver mais imagens do evento.



                                    Professor Galdino do livro do professor Rafael














                                              Josival Pereira




Momentos de Dedicatória
                              Estudante Natália aguardando a dedicatória do professor Jaldes.
 
                                               
                                           Rubens Lira

Blog rafaelrag com Ascom ADUFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário