sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

VERGONHA NACIONAL SE REPETE : DEPOIS DO REVÉLLION TONELADAS DE LIXO NAS PRAIAS


Ainda temos muito que se nos educar 3R's (Reciclar, Reduzir e Reutilizar ) falamos o ano todo da importância de reduzir o lixo, e chega o fim de ano  onde diversas praias  recebem milhares de pessoas para o Revéllion  assistirem a queima de fogos. Não bastasse o trânsito caótico a praia fica um lixo só, poucos levam de volta o lixo produzido e depositam ali mesmo na areia da praia, um verdadeiro flagrante da falta de educação e respeito ao meio ambiente.

Todos os anos se repetem,  são  pilhas e mais pilhas de lixo espalhados pela orla, das garrafas de bebidas, descartáveis e sacos plásticos formam um tapete. Um catador de lixo disse que até camisinha usada foi achada. Em João Pessoa pelo menos diversas  toneladas de lixos  foram recolhidas, sem contar com o lixo que se acumula nas ruas ao entorno do evento. Porque não praticar um “R” de reduzir nas compras , por exemplo não comprar produtos não reciclados como o isopor , muitos quebrados em pequenas partículas se infiltram nas areias e depois pelo mar.

 Passam anos e comemorações e nenhuma campanha educativa para disciplinar essa questão, que adianta os professores passar o ano todo nas escolas ensinado que lugar de Lixo é na lixeira, se muitos pais no final de ano jogam no chão. Tudo bem a Limpeza Urbana tem a obrigação de no outro dia limpar tudo , limpar tudo vírgula (,) quase tudo. Sem contar com o custo da operação limpeza onde são mobilizados  diversos Garis, agentes de limpeza e equipamentos que devirão estar nos bairros da cidade.

Se não bastasse, no outro dia ou muitos que emendam a noite vão tomar banho de mar e jogar mais lixo na areia de Copacabana, Iracema, Tambaú entre outras belas praias que no decorrer do ano se voltarem a praia irão fazer a mesma coisa  sem se importar com as consequências das  tartarugas marinhas se engasgarem com os plásticos das sacolas e copos  descartáveis. Opa! Quem diz obrigado são os catadores de lixo que catam latinhas para reforçar seu orçamento e coletam só o que lhes interessam e o que fica a natureza entristece. Feliz ano novo e não jogue lixo no chão.
Blog rafaelRAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário