As famílias residentes na Comunidade Engenho Mundo Novo, no município de Areia, Brejo paraibano, ganharam um centro comunitário, inaugurado domingo (26), com a participação de agricultores familiares da região, que também expuseram produtos para a comercialização.
Com a parceria firmada entre a Emater Paraíba e a Associação União dos Palmares, foi possível a emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP) para os moradores do Quilombolas Mundo Novo, garantindo a captação de recursos através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Também foi feito o diagnóstico de unidades familiares e todas continuarão tendo assistência técnica continuada.
A instalação do Centro Comunitário do Quilombolas Engenho Mundo Novo foi possível com a efetiva participação da Unidade Operadora da Emater de Areia, que tem se empenhado para que mais recursos possam chegar em beneficio das comunidades. Na inauguração, a comunidade agradeceu o esforço da equipe local da Emater Paraíba, em especial aos técnicos extensionistas Carlos José Caldas, Ana Irley Henriques Brandão, Lina Agnes Barreto e Marcílio Maurício dos Santos, que solicitou da União dos Palmares uma autorização para emitir as DAP´s do Quilombolas Mundo Novo.
Segundo o coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins da Costa, essa ação facilitou a captação de recursos financeiros através do Pronaf, e conduziu a comunidade para outras políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Habitação Rural, entre outros.
No encontro, o gerente local Marcílio Maurício dos Santos firmou posição junto à comunidade no sentido de elaborar diagnósticos do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Panater), objetivando retratar as potencialidades e as dificuldades da Associação do Mundo Novo, beneficiando as Unidades da Agricultura Familiar com mais políticas públicas e programas sociais, gerando sustentabilidade aos agricultores daquela região.
Blog rafaelrag com secompb
Nenhum comentário:
Postar um comentário