quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Governo inaugura centro comunitário quilombola em Areia

As famílias residentes na Comunidade Engenho Mundo Novo, no município de Areia, Brejo paraibano, ganharam um centro comunitário, inaugurado domingo (26), com a participação de agricultores familiares da região, que também expuseram produtos para a comercialização.
Com a parceria firmada entre a Emater Paraíba e a Associação União dos Palmares, foi possível a emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP) para os moradores do Quilombolas Mundo Novo, garantindo a captação de recursos através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Também foi feito o diagnóstico de unidades familiares e todas continuarão tendo assistência técnica continuada.
A instalação do Centro Comunitário do Quilombolas Engenho Mundo Novo foi possível com a efetiva participação da Unidade Operadora da Emater de Areia, que tem se empenhado para que mais recursos possam chegar em beneficio das comunidades. Na inauguração, a comunidade agradeceu o esforço da equipe local da Emater Paraíba, em especial aos técnicos extensionistas Carlos José Caldas, Ana Irley Henriques Brandão, Lina Agnes Barreto e Marcílio Maurício dos Santos, que solicitou da União dos Palmares uma autorização para emitir as DAP´s do Quilombolas Mundo Novo.

Segundo o coordenador regional da Emater em Areia, Auto Martins da Costa, essa ação facilitou a captação de recursos financeiros através do Pronaf, e conduziu a comunidade para outras políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Habitação Rural, entre outros.
No encontro, o gerente local Marcílio Maurício dos Santos firmou posição junto à comunidade no sentido de elaborar diagnósticos do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Panater), objetivando retratar as potencialidades e as dificuldades da Associação do Mundo Novo, beneficiando as Unidades da Agricultura Familiar com mais políticas públicas e programas sociais, gerando sustentabilidade aos agricultores daquela região.
Blog rafaelrag com secompb

Nenhum comentário:

Postar um comentário