O governador Ricardo Coutinho inaugurou neste sábado (15), às 10h, o Complexo Turístico de Lazer, na praia de Coqueirinho, no Conde. A obra é financiada pelo Empreender-PB, programa de fomento ao crédito do Governo e recebeu R$ 500 mil de investimentos repassados à Associação dos Donos de Barracas na Costa do Conde (ADBCC). O centro possui 170 metros quadrados de área construída, projetado num terreno de 3.518 metros quadrados.
De acordo com o secretário Executivo do Empreender PB, Tárcio Handel Pessoa, esta ação é realizada para melhorar os equipamentos turísticos na Paraíba: “Isto gera um impacto econômico social profundo naquele lugar. Tiramos aqueles comerciantes da clandestinidade, e com a participação do Sebrae estamos capacitando o pessoal e oferecendo atendimento e local apropriado ao turista”, declarou.
Com capacidade para receber 2.400 pessoas sentadas, o Complexo Turístico está localizado numa das praias mais belas do país, Coqueirinho, no município do Conde, litoral sul do Estado.
De acordo com o presidente da ADBCC, Emanuel Marcondes Almeida Batista, o complexo oferece ao público, além dos bares, uma praça de eventos, quiosque para informações, chuveiros e banheiros, espaços extremamente solicitados pelos frequentadores da praia. Também haverá ambulantes cadastrados e identificados com crachá para a venda de produtos avulsos.

Acessibilidade – Para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, o Centro foi projetado com passeios até os banheiros e bares. Haverá também um sistema de segurança com equipamentos e pessoal especializado. De acordo com Emanuel Marcondes o sistema de som instalado no local visa oferecer bem-estar a todos os frequentadores do local. “O turismo tem que ser visto de forma profissional”, ressaltou.
Lixo – Foi firmado convênio com uma empresa de João Pessoa para estimular a coleta seletiva na praia. “A empresa vai comprar os resíduos por um valor simbólico, retirando diariamente o lixo do local”, afirmou Marcondes.
O começo – O terreno para a construção do Complexo Turístico de Coqueirinho (3,5 mil metros quadrados) foi cedido pela Secretaria do Patrimônio da União para os comerciantes associados à ADBCC que já possuíam barracas, mas em local não autorizado. Fundada em 2004, a entidade iniciou a campanha pelo Centro Turístico em 2006, quando o atual presidente, Emanuel Marcondes Batista, assumiu.
A associação contou com a ajuda de parceiros e conseguiu, há quatro anos, o apoio da Prefeitura Municipal do Conde. Idealizado pelos associados e projetado pelo arquiteto Frankie Muniz, o Centro Turístico de Coqueirinho chegou ao conhecimento do Governo do Estado, que liberou o valor avaliado para financiar toda a obra através do Empreender PB.

Empreender-PB – O gestor Tárcio Pessoa, que reassumiu o programa no início do mês, esteve no local esta semana ajustando os detalhes para a inauguração. “Este projeto foi viabilizado na primeira leva de investimentos do Empreender PB pela linha de crédito coletivo. Na época, observamos os problemas que existiam para a continuidade dos comerciantes no local, e com a concessão deste terreno pela Superintendência do Patrimônio da União, e ajuda de parceiros para a criação do projeto, fizemos a nossa parte. Hoje constatamos que o Complexo de Coqueirinho é um espaço turístico que pode ser replicado em outras áreas seguindo todas as exigências necessárias para manutenção e preservação ambiental”.
SECOM PB
Blog rafaelrag
SECOM PB
Blog rafaelrag
Nenhum comentário:
Postar um comentário