domingo, 19 de março de 2017

Governo do Estado prorroga inscrições para o programa Gira Mundo

A iniciativa do governador Ricardo Coutinho levou, no segundo semestre de 2016, 50 estudantes paraibanos para realizar intercâmbio em escolas do Canadá.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, prorrogou o prazo das inscrições do Programa Gira Mundo para estudantes e tutores de espanhol. Para os estudantes, as inscrições irão até o dia 29 de março e para os tutores de espanhol, até o dia 21. A grande procura foi o que motivou a prorrogação das inscrições.


De acordo com o edital, serão selecionados 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, sendo as vagas destinadas a intercâmbios no Canadá, Espanha e Portugal. As inscrições para o novo processo seletivo serão realizadas até o dia 29 de março, por meio do site www.paraiba.pb.gov.br/educacao, com preenchimento de formulário eletrônico e envio de documentos detalhados no edital. 



Os estudantes vão cursar, no país de destino, o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses) em escolas de nível médio do Canadá, Espanha e Portugal, com data de embarque prevista para o período de agosto/setembro de 2017. Estão sendo oferecidas 50 vagas para o Canadá, 25 para a Espanha e 25 para Portugal.



Para participar do intercâmbio, os candidatos devem ter, no mínimo, 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2017 e no máximo 17 anos e 6 meses até o dia primeiro de julho de 2017; estarem regularmente matriculados no segundo ano do Ensino Médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino em 2017; terem obtido ao longo do primeiro ano do Ensino Médio a frequência mínima de 85% (oitenta e cinco) nas aulas regulares da escola de Ensino Médio em que estejam matriculados; além de outros requisitos específicos, a depender do país escolhido.

Seleção
O candidato deverá escolher apenas um país para concorrer ao intercâmbio (Canadá, Espanha ou Portugal). A seleção será feita em três etapas de caráter classificatório e eliminatório, além de uma última etapa de caráter apenas eliminatório. A primeira etapa vai selecionar 1.800 alunos, com as maiores médias do desempenho acadêmico do ano de 2016, de acordo com o número de vagas distribuídos, nas turmas de cada Gerência Regional de Educação (GRE). As etapas seguintes, principalmente a última, vão definir os estudantes que irão viajar para os países do intercâmbio.

O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio receberá uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Eles também vão receber seguro de saúde durante o período em que estiverem residindo no país de destino. A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista.
Leia mais

Tutor de Espanhol
Os profissionais que desejam atuar como tutores no curso preparatório de línguas do Programa Gira Mundo Estudante, na modalidade Espanhol, poderão se inscrever até o dia 21 de março. 


Serão selecionados 14 tutores, sendo um para cada Gerência Regional de Educação (GRE), além de ser criado um cadastro de reserva para as gerências de João Pessoa (1ª) e Campina Grande (3ª). Os interessados devem preencher um formulário de inscrição e enviar, via e-mail, para o endereço giramundotutor@gmail.com, com o seguinte assunto: “INSCRIÇÃO TUTOR CURSO PREPARATÓRIO”, informando a Gerência Regional de Educação (GRE) à qual pertence. Deverão ser anexadas cópias digitalizadas dos documentos de identificação pessoal e CPF e cópias digitalizadas dos documentos comprobatórios de titulação acadêmica e de experiência profissional. 



Os tutores vão trabalhar no curso preparatório de Espanhol, inicialmente, por três meses, podendo ter o contrato renovado. Eles vão prestar orientação presencial, aos sábados, nas turmas do curso; cumprir o conteúdo programático estabelecido pela Coordenação do Programa Gira Mundo; cumprir, em caráter irrevogável, a totalidade da carga horária de trabalho pedagógico coletivo e individual na turma onde está lotado; realizar as atividades de tutoria junto aos estudantes, por meio do Duolingo e outras ferramentas propostas; participar, obrigatoriamente, das orientações pedagógicas, relativas à sua atuação; entre outras atividades.

Blog rafaelrag

Nenhum comentário:

Postar um comentário