sexta-feira, 8 de junho de 2012

Olimpíadas de Matemática mobilizou mais de 19 milhões de alunos


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) mobilizou, na última terça-feira (5), mais de 19 milhões de alunos em todo o País. Os estudantes participam da primeira fase de provas em mais de 46 mil escolas de 99,4% dos municípios brasileiros. O número de instituições de ensino é o maior desde a primeira edição do evento, em 2005, que contou com cerca de 31 mil escolas.
A 8ª Obmep está marcada por um número recorde de novos estabelecimentos inscritos em relação às edições anteriores, pois conta com a adesão de mais 2 mil escolas. O percentual de cidades mobilizadas também cresceu, passando de 93,5% para 99,42% (5.533 municípios) no mesmo período. A quantidade de estudantes inscritos na 8ª Obmep supera à do ano passado, que contou com 18,7 milhões de alunos.
Prova
A prova objetiva consiste em 20 questões de múltipla escolha. Os alunos participantes são divididos em três níveis, conforme o grau de escolaridade. Com duração de duas horas e 30 minutos, o exame será aplicado e corrigido pelos próprios professores das escolas inscritas, seguindo instruções e gabaritos elaborados pela coordenação geral do evento.
As provas para a segunda fase estão marcadas para 15 de setembro, quando 5% dos estudantes classificados na primeira etapa responderão de seis a oito questões discursivas.
Organização
A Obmep foi criada para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o País. É promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais participam da Obmep, concorrendo a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Aqueles que se classificarem nas duas provas (objetiva e discursiva) receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de cursarem programas de iniciação científica e de mestrado.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Blog rafaelrag/Focando a Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário